Categories: Notícias Política

Câmara de Epitaciolândia sofre pressão para cassar mandato de vereador condenado por corrupção

Por
Raimari Cardoso

Após ser afastado da presidência da Câmara Municipal de Epitaciolândia, no ano passado, o vereador Diojino Guimarães foi condenado pela Justiça a sete anos de reclusão em regime semiaberto por corrupção passiva. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MPAC) e teve, além da condenação, o pedido de perda da função pública.


No momento, o vereador Diojino Guimarães recorre em liberdade da condenação em primeira instância e ainda continua detendo o cargo de vereador. Na semana passada, porém, um pedido para que a Câmara de Epitaciolândia dê início a um processo de cassação do mandato do vereador, com base na quebra do decoro parlamentar, chegou à Mesa Diretora.


O autor do pedido, o advogado Gabriel Thiberio Carrilho Vieira Rossi, argumenta que existem elementos suficientes, citando o que dispõe o Regimento Interno da Câmara, para a abertura da cassação do mandato de Diojino por definitivo, mas que a Câmara vem ignorando o pedido, que deixou de ser lido nas duas últimas sessões da Casa.



“Com base em toda a fundamentação legal para instruir os vereadores que conduzirão o devido processo legal, rogo pela cassação do vereador, a fim de que esta casa recupere parte de sua honra e dignidade, perdidas ao longo do tempo”, afirma Gabriel Rossi no documento apresentado à Câmara.


Procurado, o atual presidente da Câmara de Epitaciolândia, Rubenslei Rodrigues (PSD), respondeu que a Mesa Diretora está dentro do prazo de 15 dias para responder ao pedido do advogado e que por trás da petição de abertura do processo de cassação de Diojino há interesses políticos.


Segundo ele, o advogado Gabriel Rossi, além de pré-candidato a vereador, é correligionário do prefeito Sérgio Lopes, notório adversário político de Diojino e do grupo que hoje controla a Mesa Diretora. “Tudo isso não passa de pura perseguição política porque nós implodimos a base do prefeito na câmara”, disse.


Perguntado sobre o procedimento a ser tomado pela Câmara diante da condenação de Diojino, Rubenslei Rodrigues disse que o vereador está se defendendo na Justiça e que a Mesa Diretora aguarda o desenrolar dos recursos que eventualmente tramitem para se posicionar a respeito.


A reportagem entrou em contato com o representante do vereador Diojino Guimarães, o advogado José Everaldo Pereira, que prometeu enviar nota sobre o assunto. O espaço segue aberto e esta nota será atualizada assim que ocorrer a manifestação do parlamentar.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Caixa Econômica paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (26) a parcela de novembro do novo Bolsa…

26/11/2024
  • Destaque 3

Lula manda Conab entregar mais de 60 mil sacolões no Acre

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência…

26/11/2024
  • Acre 01

Odeio Pedalar: videomaker encontra amigas que escolheram o pedal como prática esportiva

O videomaker Kennedy Santos, criador do projeto Odeio Pedalar, teve um encontro casual com duas…

26/11/2024
  • Acre

Última semana de novembro será de calor e chuvas no Acre, diz Davi Friale

O meteorologista Davi Friale afirma que esta semana será quente e úmida no Acre, com…

26/11/2024
  • Cotidiano

Acre tem 93 vagas de emprego ofertadas pelo Sine nesta terça (26)

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 93 vagas de emprego nesta…

26/11/2024
  • Acre

Missa de 7º Dia de Flaviano ocorre hoje na Catedral Nossa Senhora de Nazaré

Familiares e amigos do ex-governador Flaviano Melo vivem mais um momento de emoção nesta terça-feira,…

26/11/2024