A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou nesta segunda-feira (6), em Rio Branco, uma missão de levantamento abrangente de recursos biológicos e naturais disponíveis na Região Amazônica do Brasil para a produção de objetos relacionados à moda e ao design para exportação.
O evento, que conta com artesãos, produtores de matéria-prima e especialistas em desenvolvimento de produto, acontece até a quarta-feira, 8.
No ato do lançamento da missão, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana lembrou que a missão é importante porque pensa, além da preservação da Amazônia, na ampliação de uma rede economicamente viável que deve garantir o sustento de famílias amazônidas.
“A região mais falada neste tempo de mudanças climáticas é a Amazônia. Temos 30 milhões de pessoas nessa região e muitas passam necessidade apesar de viverem numa região tão rica. Uma virada de chave só vai começar a acontecer quando essas pessoas tiverem conhecimento e a valorização do que produzem. É com este propósito que estamos aqui”, disse o presidente da ApexBrasil.
Aldemar Maciel, gestor de produtos, turismo e economia criativa do Sebrae/Ac, disse que o apoio da ApexBrasil é de suma importante para trazer ao Acre um dinheiro que não existia. “A ApexBrasil já tem esse convênio com o SEBRAE que busca ampliar o número de empresas que exportam. Considerando que o SEBRAE já tem essa relação histórica com as empresas e pequenos negócios, nós estamos levantando quais dessas empresas tem condições de exportar hoje, e quais terão condições de exportar amanhã. Se a gente conseguir ampliar este número de empresas que exporta, o que vai acontecer é que vamos trazer ao estado um dinheiro que não existia”, afirmou Maciel.
A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que a iniciativa realizará um levantamento abrangente dos recursos biológicos e naturais disponíveis na Região Amazônica do Brasil, considerando sua viabilidade econômica e sustentabilidade. “A missão culminará em exposições, rodadas de negócios e projetos pilotos e protótipos, promovidos conjuntamente pela Assintecal e pela ApexBrasil para a demonstração ao público em feiras internacionais apoiadas pelo programa Brazilian Materials, o braço de internacionalização da nossa entidade”, explica a dirigente, ressaltando que a indústria brasileira de biomateriais, neste momento de recuperação da indústria calçadista no mundo, vive um momento de oportunidades de crescimento. “A missão da Assintecal e da Apex Brasil tem o objetivo de demonstrar todas as potencialidades das empresas brasileiras que têm na sustentabilidade a base dos seus negócios”, comenta a dirigente, ao ressaltar a crescente relevância do uso de materiais ecorresponsáveis em um segmento que produz, no mundo, mais de 24 bilhões de pares de calçados todos os anos.
Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…
Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…
Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…