Categories: Política

Socorro Neri defende uso de emendas individuais em emergências naturais

Por
Assessoria

A deputada Federal do Acre, Socorro Neri, foi nomeada para integrar a comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 44/2023) que propõe reservar 5% das emendas individuais dos parlamentares ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.


Essa iniciativa ganha ainda mais relevância diante da recente tragédia causada pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul, que já deixaram 37 mortos e milhares de desabrigados até a tarde dessa sexta-feira, 3.


A convocação para a instalação desta Comissão Especial, realizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, evidencia a urgência da situação e a necessidade de ações imediatas para mitigar os efeitos das catástrofes naturais no país. O exemplo recente do Rio Grande do Sul, onde as chuvas provocaram extensos danos, sublinha a importância da PEC para prover recursos rápidos e efetivos em momentos críticos.


“É com profunda tristeza que acompanho as notícias sobre as fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Já são milhares de atingidos, com vítimas fatais e desaparecidos. Recentemente vivenciamos uma calamidade pública de mesma natureza no nosso Estado do Acre, o que demonstra que é urgente e necessário debatermos ainda mais a crise climática que estamos passando”, relembra Socorro Neri.


Orçamento


A comissão especial será formada por 34 membros efetivos e igual número de suplentes, e terá a responsabilidade de debater e elaborar a PEC para que ela atenda efetivamente às necessidades de resposta rápida a emergências em todo o país. Com a possibilidade de destinar 5% das emendas individuais para esses fins, espera-se fortalecer a capacidade de atuação do Brasil na prevenção e reação a desastres naturais, garantindo que os recursos estejam disponíveis quando mais necessários.


A PEC estabelece que deverá ser feita, a critério do deputado ou senador, a reserva de 5% do valor disponibilizado às suas emendas para enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.


As emendas individuais ao Orçamento são de autoria de cada parlamentar e podem servir, por exemplo, para financiar obras e projetos em seu estado ou região.


De acordo com a Constituição Federal, as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 2% da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento da proposta, observado que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.


Share
Por
Assessoria

Últimas Notícias

  • Televisão

Morre Carlota Portella, coreógrafa e jurada da Dança dos Famosos, aos 74 anos

A coreógrafa Carlota Portella morreu neste sábado (31), aos 74 anos. A informação foi confirmada…

31/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Defensoria Pública e ICMBio assinam acordo para atendimento a indígenas e quilombolas

A Defensoria Pública da União e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)…

31/08/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Avião com governador do Pará faz pouso de emergência em Tucuruí

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho, precisou fazer um pouso de…

31/08/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom e Alysson participam da tradicional Calvagada; evento marca início da Expoacre

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom, junto com seu vice,…

31/08/2024
  • Televisão

Suposto namorado de Gugu Liberato reage à atitude de Rose Miriam com herança

Thiago Salvático, que afirma ter tido uma relação com Gugu Liberato, tomou uma atitude após…

31/08/2024
  • Juruá

Casa de farinha móvel é a novidade apresentada no Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

Uma casa de farinha que pode ser transportada, montada em qualquer lugar e produzir 500…

31/08/2024