O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), inaugurou nesta sexta-feira, 3, a fábrica de instrumentos musicais “Sons da Liberdade”, no Polo moveleiro, em Rio Branco. O projeto, usará mão de obra dos reeducandos na confecção dos instrumentos.
“Aqui é um local de oportunidades, aqui não tem muros, não tem grades, aqui representa a liberdade. Aqui a gente pega uma madeira bruta, trabalha ela, entrega na forma de instrumentos musicais”, disse Alexandre Nascimento, presidente do Iapen.
A cada cinco meses, 15 alunos terão a possibilidade de participar da oficina, o curso proporcionará 222 horas de aulas práticas e teóricas, ministradas por profissionais do ramo, abrangendo temas como preparação de materiais, construção de instrumentos, reparações, design, personalização e empreendedorismo.
“Então foi possível chegarmos até aqui, e agora nós temos a missão de capacitar, ensinar essa profissão para os reeducandos e conseguir realizar uma arte, que é a fabricação de instrumentos”, disse Luiz da Mata, que é chefe do Departamento de Ensino e Produção Sustentável (Depros).
A Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma), foi responsável por destinar recursos, provenientes das Penas Pecuniárias, para a criação da fábrica. O principal objetivo deste projeto é fornecer habilidades técnicas e criar um caminho mais claro para a reintegração social dos apenados.