O engenheiro florestal Francineudo Costa, ex-presidente do Instituto Estadual Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (Ieptec), afirmou em uma postagem no Instagram que foi vítima de abuso de autoridade, na última quinta-feira, 25, em Sena Madureira, por parte do delegado de polícia da cidade, Thiago Parente.
De acordo com o relato de Francineudo, que possui uma empresa que presta serviços de refrigeração, o episódio ocorreu quando ele e sua equipe pararam em uma loja de conveniência em viagem que vinha de Feijó, onde fez atendimentos, para Rio Branco.
Ao parar no local para comer, após ter problemas com o carro durante a viagem, ele diz que foi abordado pelo delegado no momento em que ainda fazia a refeição junto com sua equipe, sendo xingado de palavras como “vagabundo”, “bandido”, “faccionado” e “suspeito”. Isso, segundo ele, aconteceu sem qualquer motivação.
Ele diz ainda que o delegado aparentava estar embriagado e expondo uma arma na cintura, não dando-lhe, sequer, a chance de se identificar, pois quando lhe entregou a sua carteira de documentos, o agente público pegou-a e arremessou à distância, dando ordem para deixar a cidade sob pena de ser preso.
“Vivi momentos de terror na noite de quinta-feira no município de Sena Madureira. Fui expulso do município às 23 horas sob à alcunha de bandido, por um delegado alcoolizado, com uma arma na cintura e me chamando de vagabundo, bandido, faccionado. Determinou que eu saísse de imediato de Sena Madureira, pois era ele quem mandava ali ‘naquela porra toda'”, afirmou.
Após retornar a Rio Branco, Francineudo formalizou denúncia a respeito do acontecimento na Secretaria de Segurança Pública e na Corregedoria da Polícia Civil, onde disse que foi muito bem atendido. “Eu tive que sair de Sena Madureira escoltado”, ele disse ao explicar que uma guarnição da Polícia Militar que chegou ao local mandou que ele se retirasse.
A reportagem não conseguiu manter contato com o delegado Thiago Parente até o fechamento desta publicação. O espaço ficará à disposição dele para apresentar sua versão, caso queira, e esse material será atualizado assim que ocorra uma manifestação.
Veja o vídeo: