A comunidade do Rio Crôa, em Cruzeiro do Sul, contou na segunda,22, e terça-feira,23, com os serviços eleitorais oferecidos na localidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Durante os dois dias de atividades, aproximadamente 100 atendimentos foram realizados, incluindo emissão de títulos de eleitor, regularização de pendências eleitorais, atualização cadastral, entre outros.
A ação foi realizada por meio do programa Rota da Cidadania, que garante serviços diretamente às comunidades mais remotas do estado, proporcionando acesso facilitado aos serviços eleitorais para os moradores locais.
” Em um estado onde enfrentam-se desafios de infraestrutura e conectividade, a oferta de serviços da Justiça Eleitoral na Comunidade Rio Crôa é um exemplo de comprometimento com a inclusão e o fortalecimento da democracia em todas as suas instâncias. Acreditamos que é nosso dever assegurar que todos os cidadãos acreanos tenham acesso aos serviços eleitorais de forma eficiente e inclusiva”, afirmou o presidente do TRE-AC, Desembargador Júnior Alberto, destacando a importância da ação itinerante. “Estamos empenhados em alcançar cada vez mais comunidades, garantindo que nenhuma voz seja deixada para trás”, disse.
Nesta quarta-feira e quinta, dias 24 e 25 será a vez da Comunidade Luzeiro II, no município de Rodrigues. A equipe estará na Escola José Cassimiro.
O atendimento do Tribunal Regional Eleitoral prossegue normalmente nos cartórios e postos de atendimento eleitorais de todo o estado. O cidadão pode ter acesso aos serviços eleitorais ainda nas OCAs de Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Os eleitores devem ficar atentos aos documentos necessários para ter acesso aos serviços: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e certificado de alistamento militar para homens com idade igual ou superior a 18 anos que estejam tirando o título pela primeira vez. Dentro deste prazo é possível pedir primeira via do título, mudar o domicílio eleitoral e resolver outras pendências no cadastro. Depois do dia 8 de maio o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros. Os eleitores que não regularizarem os títulos terão dificuldades com outros documentos e serviços públicos do dia-a-dia. Não poderão por tirar documentos como passaporte e carteira de identidade, ingressar em universidade pública ou renovar matrícula em instituição de ensino superior, assumir cargos comissionados ou efetivos por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas.
As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro quando serão escolhidos prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros. No Acre 590 mil eleitores estão aptos a votar.