O estado do Acre registrou até 19 de abril deste ano 22 focos de queimadas, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A última ocorrência de foco de calor no estado foi registrada ainda no mês de março.
Esse número é 144% maior do que o registrado em 2023 no mesmo período, mas 66% menor que o anotado em 2022, quando o Acre teve 27 focos de calor nesse intervalo.
Neste mesmo período, em 2024, o Brasil contabiliza 16.149 focos de queimadas contra 8.315 de 2023, uma variação de 91%. A Amazônia Legal acumula 10.911 focos, 148% a mais que os 4.328 registrados no ano passado.
O focos de queimadas são capturados por satélites e indicam que pontos geográficos captados por sensores têm temperatura acima de 47°C e área mínima de 900 m², segundo o Inpe, que disponibiliza os dados na plataforma Programa Queimadas.
Em fevereiro, as regiões do Vale do Acre e Vale do Juruá foram incluídas no decreto de emergência ambiental do Ministério do Meio Ambiente por conta dos riscos de incêndios florestais. A medida é válida no período entre os meses de abril a novembro deste ano.
Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…
A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…
A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…
Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…
O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…