Médico acreano é convidado a palestrar sobre autismo em Angola

Published by
Leônidas Badaró

O médico Mazinho Maciel, de Cruzeiro do Sul, é um dos convidados do seminário sobre autismo – “Da infância a vida adulta”, que acontece no próximo dia 4 de maio na cidade de Talatona, em Angola, país do continente africano.


O seminário vai contar com diversos especialistas do Brasil, entre profissionais como psiquiatra, analista de comportamento, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e neuropediatra, já que o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), requer acompanhamento multidisciplinar.


A história do médico cruzeirense formado em medicina da família em Cuba é curiosa. Hoje, considerado um dos especialistas brasileiros no assunto, já tendo sido convidado para palestrar em alguns países do mundo, como os Estados Unidos, que é a nação de maior referência no tratamento do TEA, Mazinho Maciel começou a se dedicar ao estudo do autismo por uma necessidade pessoal.


Em 2017, a filha, do médico, então com dois anos, foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista. Mesmo sendo um profissional médico, Mazinho conta que foi um choque. “Foi uma surpresa. Era algo novo, já que o ramo da medicina que eu resolvi me dedicar, não tinha nada com o assunto. Foi aí que percebi que em Cruzeiro do Sul não havia nenhum tipo de tratamento para essa condição que é o autismo”, explica.


Pela necessidade da própria filha, além de se especializar no assunto, Maciel criou em Cruzeiro do Sul, o Centro de Tratamento de Integração Sensorial, o Centrin, em agosto de 2018 para atendimento a crianças com TEA.


Hoje, reconhecido mundialmente e prestes a realizar atendimentos e palestrar em um outro continente, Mazinho fala sobre como a condição da própria filha mudou sua vida. “Ser convidado a participar de eventos dessa magnitude, ser reconhecido por grandes nomes do cenário nacional e internacional só reafirma que, focar 100% no autismo, foi uma decisão acertada. A priori, era apenas pela minha Lara (filha), porém, tomou rumos e proporções inimagináveis”, conta.



Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o governo…

27/05/2024

Faccionados agridem homem que pintava casa no Segundo Distrito

Oséias da Silva Fernandes, de 43 anos, foi agredido a golpes de ripa no início…

27/05/2024

Homem é esfaqueado ao tentar usar droga em Rio Branco

Um homem identificado apenas pelo apelido de "Xoló" foi ferido a golpes de faca na…

27/05/2024

Reajuste de 5,08% para servidores acreanos poderá ser adiado, diz secretário

O Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, previsto para ser concedido a mais de 53,7…

27/05/2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e aquece construção civil

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para…

27/05/2024

Com emenda de Alan Rick, Marinha recebe moto aquática para ações no Acre

Nesta segunda-feira, 27, na Gameleira, a Marinha do Brasil recebeu uma moto aquática e uma…

27/05/2024