Categories: Amazonas Notícias Região Norte

PF flagra empresa de lixo tratando de pagamento a secretário em Manaus

Por
Da redação ac24horas

Interceptações telefônicas da Polícia Federal (PF) na Operação Dente de Marfim, flagraram o empresário Carlos Edson de Oliveira Junior, sócio da Mamute Conservação, Construção e Pavimentação Ltda., falando em pagamentos ao secretário de Limpeza Pública da Prefeitura de Manaus, Sebastião Reis.


As gravações feitas com autorização judicial, colocam a gestão do prefeito David Almeida (Avante) no centro das investigações do esquema que apura sonegação fiscal, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro com empresas contratadas pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).


As informações são parte dos argumentos da PF citados na decisão judicial que autorizou os mandados de busca e apreensão, no processo que corre em segredo de Justiça. As interceptações telefônicas inseridas no processo apontam o secretário Sebastião Reis, o Sabá Reis, como beneficiário do esquema.



De acordo com a PF, as intercepções telefônicas apontam que as relações do sócio da Mamute, Carlos Edson, com a Prefeitura, “chega às proximidades pessoais”. E diz que, “há áudios comprometedores, inclusive com referência de entrega de valores ao secretário municipal”. E cita diretamente o secretário Sebastião Reis, identificado também como “vulgo Sabá”.


O documento expõe “a ligação entre Carlos Edson e Sabá”, que “constitui uma pista assaz (suficientemente, bastante) inspiradora da ocorrência de outros crimes aliados à sonegação fiscal investigada”. E, ainda, que “os áudios revelam que Carlos se propõe a levar valores pessoalmente ao secretário, ou seja, valores em espécie”.


O nome ‘Dente de Marfim’ é uma alusão à empresa investigada, a Mamute. Os agentes cumpriram, em junho de 2023, 16 mandados contra empresas e escritórios de advocacia suspeitos de fraudes em contratos para serviços de limpeza pública de Manaus. E foi realizada junto à Operação entulho, que investiga empresas que emitiram notas fiscais suspeitas de serem inidôneas, entre os anos-calendário de 2016 e 2021, no valor total de R$ 245 milhões, com sonegação fiscal estimada em mais de R$ 100 milhões entre tributos federais.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Notícias
  • Região Norte
  • Roraima

Mulher é presa após receber anabolizantes pelos correios em Roraima

Uma mulher de 50 anos foi presa em Boa Vista após receber pelos Correios uma…

21/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Roraima

Brasileiras vítimas de tráfico humano são resgatadas na Guiana

Polícia Federal resgatou duas jovens traficadas para a Guiana com fins de exploração sexual no…

21/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Governo define revezamento no expediente durante fim de ano

O governador Gladson Cameli assinou na quarta-feira, 20, o Decreto nº 11.590, que estabelece regime…

21/11/2024
  • Coluna do Astério

Flaviano Melo não será sepultado, será semeado em boa terra!

Flaviano Flávio Batista de Melo faleceu, mas não o fez sozinho. Com ele, se foi…

21/11/2024
  • Eventos

Semana Internacional do Café atrai empresários do Acre em busca de novidades

A caravana do Acre na Semana Internacional de Café (SIC), que começou na quarta-feira, 20,…

21/11/2024
  • Acre

Acre aposta na sustentabilidade na Semana Internacional do Café

Pela primeira vez, o Acre está presente com um estande próprio na Semana Internacional do…

21/11/2024