Menu

Novo “apagão” de telefonia e internet reduz 50% das vendas em comércios de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nessa terça-feira (16), Cruzeiro do Sul ficou sem sinal de internet e telefonia móvel das 10h da manhã até as 17h30min., afetando a rotina da população local, já que impede contatos, acesso a serviços públicos e privados essenciais, além de transações financeiras. Essa foi a terceira vez somente neste ano que o município ficou sem os serviços móveis.

O problema comprometeu grande parte do comércio, que não pôde realizar vendas com cartão de crédito, débito ou Pix, aceitar pedidos ou fazer entregas.

Anúncio

Segundo a Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, as vendas tiveram redução de 50% na cidade. “Só quem tem antena Starlink conseguiu vender hoje. Nos supermercados, a situação foi amenizada com esse equipamento, mas nos postos de combustíveis a grande maioria paga com Pix e cartão e o prejuízo foi grande. Os empresários também reclamam de não terem conseguido pagar os boletos do dia, o que vai gerar juros. Então a situação é preocupante”, citou Luís Cunha, presidente da Associação Comercial.

“Eu dependo da internet para receber os pedidos de almoço e lanche dos clientes. Por isso, deixei de vender hoje. Poucas pessoas com dinheiro em espécie apareceram”, reclama a empresária Marjori Melo, do ramo da alimentação.

Uma das empresas responsáveis pelo fornecimento de internet de fibra óptica em Cruzeiro do Sul explicou que a falta de energia elétrica no local onde ficam as baterias que mantêm o fornecimento do sinal comprometeu o serviço, nas proximidades do Rio Gregório, na BR-364, desde segunda-feira (15). Além disso, outros links de suporte extra também foram rompidos, resultando na interrupção do serviço.

O problema é recorrente em Cruzeiro do Sul e já houve determinação da Justiça do Acre com várias medidas a serem adotadas, mas os apagões se repetem na cidade.

O sinal chega a Cruzeiro do Sul por meio de fibra ótica da empresa Oi, que vende o serviço para as demais operadoras. O Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, recorreu à Justiça, que já se manifestou por meio de decisão. No dia 1° de outubro de 2021, a juíza Adamárcia Machado, da Comarca de Cruzeiro do Sul, determinou que, em caso de queda do sinal, o restabelecimento teria que ser feito, em no máximo, uma hora.

A magistrada decidiu que, caso alguma das empresas não apresentasse um Plano de Melhoria de Serviço em três meses, a multa diária seria de R$ 10 mil. Segundo a decisão, no prazo estabelecido, as empresas de telefonia deveriam demonstrar os reparos necessários, como as substituições e ampliações de equipamentos existentes, intensificação das manutenções preventivas da rede e disponibilização de mais portas de internet banda larga. Após a aprovação e homologação do plano de ação, as empresas devem implementá-los em até seis meses, também sob pena de multa diária de R$ 10 mil, decidiu a magistrada.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.