Categories: Acre 01 Notícias Tv ac24horas

No Médico 24 Horas, ginecologista diz que vida sexual precoce tem elevado câncer em jovens

Por
Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fabrício Lemos entrevistou, no programa Médico 24 Horas desta segunda-feira (15), a médica ginecologista e obstetra Grace Mônica Alvim, mineira com atuação no Acre há mais de 20 anos.


Grace falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos médicos no Juruá, no interior do Acre, antes da abertura da BR-364. “A gente era abastecido por aviões do Exército, que levavam materiais médicos, e balsas. Andamos na BR-364 sem asfalto, em seringais, antes de ser asfaltada. Naquele tempo, existiam hospitais que eram casas antigas, precárias. Nós dávamos um jeito de anestesiar e fazer cirurgias eletivas e urgências, mas, mesmo diante de tantas dificuldades, nós tínhamos pouquíssima complicação”, conta a médica.

Anúncio

Sobre as patologias mais comuns na rotina do consultório, a médica obstetra e ginecologista diz que a maioria das queixas são benignas ou facilmente curáveis. Ela relata também que miomas, endometriose e outras patologias desenvolvidas a partir de partos normais também são comuns. “O que mais me dói, sinceramente, aqui na região Norte como um todo, é a questão do câncer do colo do útero, porque é um câncer previsível, tratável e curável. É uma doença transmitida por um vírus, o HPV, que tem mais de 120 tipos, mas que dois particularmente são mais importantes, o 16 e o 18, e são transmitidos sexualmente. Depois do advento da liberdade feminina na questão sexual, as relações começaram a ficar mais constantes e variadas, então a possibilidade de contrair a doença é muito grande”, disse.


Segundo a médica, o HPV costuma se instalar no órgão genital como um processo inflamatório viral que evolui para lesões que são facilmente identificáveis pelos exames de rotina. Quando a lesão é identificada no início, é feita a retirada da lesão com um acompanhamento médico. O problema é a não identificação do problema seguida do não acompanhamento da lesão, que tem a tendência de evoluir, sem o devido tratamento. “A ideia hoje é a identificação dos vírus principais para fazer uma segmentação mais direta das pacientes. Agora, se a paciente não vai ao médico, vai ter o câncer. Temos meninas de 15 anos com câncer de útero, mas o HPV demora anos até desenvolver um câncer. Então como que foi isso? Início precoce da vida sexual, com 8, 9 anos, meninas que se envolvem com outros meninos e meninas”, explicou.


Para saber mais sobre um pedaço da história da medicina no Acre e uma dissertação sobre a problemática envolvendo o câncer de útero e de mama, assista ao episódio completo do Médico 24 Horas com a médica ginecologista e obstetra Grace Mônica Alvim.


[This post contains advanced video player, click to open the original website]


Share
Por
Whidy Melo

Últimas Notícias

  • Política

Coronel Ulysses chama Moraes de “o carrasco da República”

BRASÍLIA (14.08.2024) – Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Coronel Ulysses (União-AC) tachou…

14/08/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Roraima

TSE suspende julgamento de recurso contra cassação de governador e vice em Roraima

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta terça-feira (13) o julgamento do recurso que pedia…

14/08/2024
  • Acre
  • Notícias

Aumento de queimadas faz Jordão pedir ajuda aos bombeiros no Acre

O governo do Acre enviou nesta quarta-feira, 14, uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar…

14/08/2024
  • Famosos

Guilherme Boulos parte para cima após ser provocado por Pablo Marçal; assista

Na manhã desta quarta-feira, 14, os candidatos à prefeitura de São Paulo se reuniram mais…

14/08/2024
  • Amapá
  • Notícias
  • Região Norte

Justiça mantém decisão que condenou ex-prefeito ao semiaberto no Amapá

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) manteve decisão da Vara de Execuções Penais (VEP)…

14/08/2024
  • Famosos

Silvio Santos completa duas semanas de internação em São Paulo

Silvio Santos completou duas semanas de internação no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo,…

14/08/2024