Menu

Bocalom ironiza resultado de pesquisa: “olha minha preocupação”

Foto: bocalom.oficial/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, lançou um vídeo em uma rede social neste domingo (14) ironizando o resultado de pesquisas divulgadas nesta semana que indicam as preferências do eleitorado rio-branquense para a eleição de outubro, na qual ele pretende concorrer.

No vídeo, Bocalom aparece comendo um pastel azul ao lado da namorada, Kelen Nunes, com as legendas em vídeo: “POV: saiu uma nova pesquisa, você está preocupado? Eu preocupado: [come o pastel]”.

Anúncio

Na legenda da publicação, Bocalom contestou o resultado divulgado na pesquisa Data Control/A Tribuna, que põe o pré-candidato do MDB, Marcus Alexandre, à frente da corrida eleitoral na capital acreana em todos os cenários apresentados e fora da margem de erro. “A realidade que é vista em resposta ao nosso trabalho é bem diferente”, disse.

O que dizem as pesquisas?

Data Control/A Tribuna, divulgada neste domingo (14):

Foram apresentadas três opções de cenários de consulta estimulada. No primeiro, o emedebista lidera com 40,4% dos votos, contra 31,5% do prefeito Tião Bocalom (PL). Coronel Ulysses (UB) aparece com 5,2%; Emerson Jarude (Novo) com 5%; Alysson Bestene (Progressistas) com 3,7% e Roberto Duarte (Republicanos) com 2,8%. Branco ou nulo somaram 6,3% e indecisos 5,2%.

Na segunda opção, com o nome de Alysson Bestene sendo substituído por Minoru Kinpara, Marcus Alexandre se mantém na ponta, com 38,3%; Tião Bocalom (PL) atinge 31%; Coronel Ulysses (UB) 5,9%; Emerson Jarude (Novo) 5,4%; Minoru Kinpara (PSDB) 5% e Roberto Duarte 2,9%. Nulos e brancos repetem 6,3% e indecisos também se mantêm em 5,2%.

No terceiro cenário, com todos os possíveis candidatos, a vantagem de Marcus aumenta para quase 10 pontos percentuais acima de Bocalom – 39,3% contra 29,7%. Coronel Ulisses (UB) teria 5,3%; Emerson Jarude (Novo) 5,2%; Roberto Duarte (Republicanos) 3,8%; Minoru Kinpara (PSDB) 3,2% e Alysson Bestene (Progressistas) 3,1%. 0,2% dos eleitores declararam que poderiam votar em todos. 6,0% votariam e branco ou nulo e 4,3% estão indecisos.

Na simulação de segundo turno, Marcus Alexandre venceria com 52% das intenções de votos contra 38,4% de Tião Bocalom. 6,9% votariam em branco ou anulariam o voto e 2,7% estariam indecisos.

Na pesquisa do Instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Gazeta/Rede Record, divulgada na última quarta-feira, 10:

No levantamento estimulado, o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) lidera com 39%, seguido pelo atual prefeito da cidade, Tião Bocalom (PL) com 34%. O secretário de governo Alysson Bestene (Progressistas) surge na terceira posição com 6%, seguido pelo deputado estadual Emerson Jarude (Novo), com 5%. Votos nulos e brancos registraram 8% e “Não sabem ou Não Responderam” marcou também 8%.

Na simulação de segundo turno entre Marcus e Bocalom, o emedebista fica na frente com 43% contra 42% do pré-candidato do PL. Nulos e Brancos registraram 8% e “Não Sabem ou Não Responderam” 7%.

No quesito rejeição, Bocalom aparece liderando a pesquisa com 42%, seguido por Marcus com 37%. Alysson aparece com 6% e Jarude com 5%. Ainda segundo o levantamento, 5% dos entrevistados afirmam que poderiam “Votar em Todos” e “Não Sabem” ou “Não responderam” registraram também 5%.

Veja o vídeo:

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.