O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) obteve, perante o Tribunal do Júri de Brasileia, a condenação de Jesuilson Pereira Gomes, um dos líderes de uma organização criminosa com atuação no estado do Acre, a uma pena total de mais de 280 anos de prisão.
A pena foi resultado de 9 processos julgados após a extradição do réu, que estava detido na Bolívia e foi entregue às autoridades brasileiras no final de 2023. A promotora de Justiça Pauliane Mezabarba atuou nos julgamentos, que ocorreram durante esta semana.
Em dois processos, o condenado foi identificado como o executor direto de homicídios ocorridos em 2018, antes de sua prisão no país vizinho.
Nos outros 7 processos em que foi condenado, ficou demonstrado que Jesuilson liderava a organização criminosa mesmo estando detido no presídio boliviano, sendo responsável por dar ordens, fornecer logística e armamento para a execução de membros de facção rival.
O trabalho investigativo que levou à condenação de Jesuilson foi realizado pela Polícia Civil, que, com autorização judicial, utilizou quebras de sigilo telefônico para identificar o funcionamento da organização criminosa durante o período em que ele estava detido no presídio estrangeiro.
O MPAC solicitou a transferência do condenado para um presídio de segurança máxima. O pedido tramitará na Justiça Federal.
Por: Agência do Ministério Público do Acre.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…