Categories: Acre Notícias

Acre amplia vacinação contra dengue para idades entre 6 a 16 anos

Por
Sandra Assunção

A vacinação de dengue em todo o Acre foi ampliada pela secretaria de Estado de Saúde, da idade de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, nessa quarta-feira, 10, devido ao baixo número de doses aplicadas e a proximidade do vencimento das doses. As vacinas perderão a validade no próximo dia 30.


A Nota Técnica foi enviada às Secretarias Municipais de Saúde e novas recomendações serão dadas na segunda-feira,15 de abril.


Na recomendação anterior , o público estava composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.


“Atualmente no Estado do Acre, está autorizada a administração da vacina contra a dengue, em caráter temporário, considerando estoque remanescente com validade próxima do vencimento, para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Essa faixa etária está dentro da recomendada pela Organização Mundial da Saúde – OMS”, cita a Nota Técnica assinada pela coordenadora Estadual de Imunizações,


Renata Quiles. Coordenação Estadual de Imunizações


Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023. Diante da capacidade limitada de produção de vacinas pelo laboratório, foi necessário definir critérios para estratégia de vacinação. No Estado do Acre para primeira fase de implantação, contemplou inicialmente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade dos 11 municípios da Regional do Baixo Acre: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purús, Sena Madureira e Senador Guiomard.


Diante da baixa adesão da população inicialmente contemplada, foi realizada a descentralização para os outros 11 municípios do Estado, incluindo o Vale do Juruá.


Em Cruzeiro do Sul vacinação vai até 59 anos


Em Cruzeiro do Sul estão sendo vacinadas contra a dengue pessoas de 10 a 59 anos de idade. No município, que recebeu 3 mil doses, a campanha teve início no último dia 6. “Estamos vacinando desde que recebemos as 3 mil doses do Imunizante. O objetivo é aplicar todas as doses “, citou o secretário Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto.


Share
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias

  • Televisão

Morre Carlota Portella, coreógrafa e jurada da Dança dos Famosos, aos 74 anos

A coreógrafa Carlota Portella morreu neste sábado (31), aos 74 anos. A informação foi confirmada…

31/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Defensoria Pública e ICMBio assinam acordo para atendimento a indígenas e quilombolas

A Defensoria Pública da União e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)…

31/08/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Avião com governador do Pará faz pouso de emergência em Tucuruí

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho, precisou fazer um pouso de…

31/08/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom e Alysson participam da tradicional Calvagada; evento marca início da Expoacre

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom, junto com seu vice,…

31/08/2024
  • Televisão

Suposto namorado de Gugu Liberato reage à atitude de Rose Miriam com herança

Thiago Salvático, que afirma ter tido uma relação com Gugu Liberato, tomou uma atitude após…

31/08/2024
  • Juruá

Casa de farinha móvel é a novidade apresentada no Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

Uma casa de farinha que pode ser transportada, montada em qualquer lugar e produzir 500…

31/08/2024