Categories: Destaque 3

Obra do linhão de Cruzeiro do Sul está parada há quase 30 dias

Published by
Andréia Oliveira
[elementor-template id="1541731"]

A empresa responsável pela instalação do Linhão que vai energizar a região de Feijó até Cruzeiro do Sul está discutindo com órgãos e instituições competentes alternativas para uma possível alteração no traçado da Linha de Transmissão 230 Kv, no trecho Feijó – Cruzeiro do Sul, para desviar da Terra Indígena Campinas Katukina, localizada próximo a Cruzeiro do Sul.


Segundo a Transmissora, a medida se deve ao fato do impedimento da execução da obra por parte de lideranças da comunidade indígena Katukina que já dura aproximadamente um mês, quando indígenas protestaram e paralisaram a obra repentinamente.



Os indígenas alegaram descumprimento no acordo feito com a empresa. A transmissora, por sua vez, nega que esteja havendo descumprimento no combinado com os indígenas e afirma que segue rigorosamente todas as condições especificadas no Estudo do Componente Indígena (CI-PBA), aprovado pela comunidade e pela Funai e o Plano Básico Ambiental (PBA), aprovado pelo Ibama.

Anúncios


“É importante lembrar que o empreendimento tem prioridade nacional garantido por lei e visa o desenvolvimento da Região do Vale do Juruá e a preservação do meio ambiente, uma vez que promoverá a descarbonização do Estado do Acre. Atualmente são queimados mensalmente mais de 6 milhões de litros de óleo diesel na produção de energia elétrica através de geradores”, explicou o empreendedor responsável pela obra.



Linhão


As linhas de construção para transmissão de energia para o Juruá têm uma extensão de aproximadamente 685 km e atravessa as terras indígenas. Uma delas, de 385 km, tem início em Rio Branco com término até Feijó, já está propiciando energia de alta qualidade para a região de Feijó e Tarauacá. A outra, com 290 km, vai de Feijó até Cruzeiro do Sul, sendo apenas 17,9 km na Terra Indígena Campinas Katukina.


Em razão disto, diversas medidas de compensação e mitigação estão sendo implementadas, projetos como oferta de cursos, apoio para a realização de festivais indígenas, construções de açudes e outras intervenções de infraestrutura para apoio à produção e segurança alimentar, aviários, unidades de beneficiamento de cana-de-açúcar e farinha de mandioca, centro de artesanato, centro de medicina tradicional, entre outros investimentos que visam reduzir possíveis danos sociais causados pelas obras.


Share
Published by
Andréia Oliveira

Recent Posts

Incêndio de grandes proporções em terreno prejudica visibilidade na Via Verde e ameaça casas

Um incêndio de grandes proporções em um terreno particular localizado, nas proximidades do Via Verde…

25/07/2024

Defensoria lança edital para estágio remunerado na unidade de Cruzeiro do Sul

A Defensoria Pública do Estado divulgou nesta quinta-feira, 25, o edital de abertura do 4º…

25/07/2024

Acreano faz vaquinha para comprar equipamento para ajudá-lo a dormir

Francisco Araújo da Silva, morador de Acrelândia, tem 56 anos, e é portador de insuficiência…

25/07/2024

Obra do complexo viário de Rio Branco terá nome de Romildo Magalhães

O governador Gladson Cameli (PP) declarou nesta quarta-feira, 24, que pretende homenagear o ex-governador Romildo…

25/07/2024

Fundação de Beyoncé oferecerá bolsas para estudantes no Brasil

A “BeyGOOD”, fundação da cantora Beyoncé, vai oferecer 15 bolsas de estudos na Universidade do…

25/07/2024

“Saúde na Comunidade” chega ao ramal da Olivença em Cruzeiro do Sul

O programa "Saúde na Comunidade" continua a impactar positivamente as áreas urbanas, rurais e ribeirinhas…

25/07/2024