Categories: Cotidiano Notícias

MP recomenda preservação de provas em obras do Programa Ruas do Povo

Published by
Da Redação
[elementor-template id="1541731"]

O Grupo de Atuação Especial no Acompanhamento do Programa Ruas do Povo (Gaerp), vinculado ao Ministério Público do Acre (MP-AC), emitiu uma recomendação ao prefeito Tião Bocalom (PL). A orientação é para que ele não realize pavimentação ou outras intervenções nas ruas que são parte do contrato do Programa Ruas do Povo.


O órgão fiscalizador exige que a administração municipal informe previamente o cronograma das obras e promova uma ação cautelar para antecipação de prova, assegurando a execução de perícia judicial. Recentemente, a prefeitura de Rio Branco iniciou o programa Asfalta Rio Branco, com um investimento previsto de mais de R$ 190 milhões para a recuperação de diversos bairros.


A recomendação tem como objetivo assegurar a preservação de evidências que permitam responsabilizar os causadores de possíveis danos. Isso se deve às irregularidades detectadas na execução dos contratos do Programa Ruas do Povo, que incluem pagamentos realizados sem a devida execução dos serviços, acarretando prejuízos ao erário e impactos ambientais e urbanísticos, especialmente em obras de saneamento básico, drenagem e pavimentação não realizadas.

Anúncios


O Gaerp foi criado em julho de 2023, por meio de uma resolução do Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AC, com o propósito de identificar, prevenir e combater atos ilícitos associados ao Programa Ruas do Povo, implementado durante a gestão do PT.


A recomendação também leva em conta o lançamento do programa Asfalta Rio Branco, que tem como meta melhorar a trafegabilidade nas vias urbanas e restaurar as ruas que foram alvo do Programa Ruas do Povo anteriormente. O MP-AC solicita que o cronograma do novo programa seja apresentado tanto ao próprio MP quanto ao Governo do Estado, para que as perícias e inspeções sejam realizadas sem interferir no andamento das obras.


O não cumprimento da recomendação pode resultar em medidas judiciais apropriadas, incluindo a instauração de ações civis públicas e a investigação de responsabilidades nas esferas civil, administrativa e penal, além de ações por improbidade administrativa.


Fonte: Agência de Notícias do Ministério Público do Acre (MP-AC).


Share
Published by
Da Redação

Recent Posts

Carga de energia sobe 6,1% em junho no Sistema Interligado Nacional

A carga de energia registrada em junho último no Sistema Interligado Nacional (SIN) pelo Operador…

25/07/2024

Acre tem três unidades de conservação entre as 10 mais desmatadas

O desmatamento nas unidades de conservação da Amazônia fechou o primeiro semestre de 2024 com…

25/07/2024

Famosos lotam Paris às vésperas das Olimpíadas; veja quais celebridades já chegaram

Os Jogos Olímpicos estão mais perto do que nunca, mas mesmo antes das competições se…

25/07/2024

Gladson Cameli e Banco Mundial discutem sustentabilidade e inclusão no Acre

O governador Gladson Cameli se reuniu na tarde desta quinta-feira, 25, com representantes do Banco…

25/07/2024

Paris: repórter da Band tem transmissão interrompida por ameaça de bomba

A repórter Sonia Blota , da TV Bandeirantes, precisou interromper a gravação de uma entrada…

25/07/2024

“Divertida Mente 2” se torna a animação de maior bilheteria de todos os tempos

Se há uma emoção que a Disney e a Pixar provavelmente estão sentindo agora, é…

25/07/2024