Ratinho foi acusado de racismo após constranger a bailarina negra Cíntia Mello ao questionar se o cabelo dela era uma peruca.
O que aconteceu
Episódio foi ao ar no programa comandado por Ratinho no SBT na última segunda-feira (1º). Na ocasião, ao interagir com Cíntia, que integra o balé da atração, o apresentador questionou se o cabelo black power dela era uma peruca. Em seguida, ele diz ter visto um “piolho” no cabelo da profissional e também pediu para sua assistente Milene Uehara puxar o cabelo da bailarina.
Veja como ocorreu: “Cíntia, essa peruca sua é a mais bonita”, diz Ratinho. A bailarina reagiu: “Não é peruca, é o meu cabelo”. “Não é seu cabelo”, duvidou o apresentador, que diz ter visto um “piolho” no cabelo da profissional e, então, pede a Milene para que “puxe”. Em seguida, Uehara puxa os fios de Mello, constara que são naturais e Ratinho completa: “Então é bonito, eu achei que era peruca”.
Após a repercussão nas redes sociais, Cíntia se manifestou e disse ter ficado “triste com alguns fatos”. “Mas todo mundo que me acompanha sabe o quanto eu sou verdadeira, o quanto eu sou justa e não tenho problema nenhum em falar sobre as coisas que acontecem na minha vida, afinal a minha rede social é aberta. Nesse exato momento estou cuidando da minha filha, estou cuidando das minhas coisas, preciso trabalhar, mas eu preciso ter discernimento e calma para falar a respeito do assunto”.
Em nota, a equipe de Ratinho disse que a fala do apresentador foi mal interpretada. “Ele não concorda com a forma que interpretaram o assunto”.
Acusação de racismo
Nas redes sociais, a fala de Ratinho como racista. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) chamou de “violência inaceitável” o episódio e disse que o apresentador “precisa ser responsabilizado”.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) chamou de “comentários racistas” as falas de Ratinho sobre o cabelo de Cíntia. A vereadora de Niterói Benny Briolly (PSOL-RJ) falou em “nojo”. A ex-bbb Jessi Alves disse ter ficado “desconfortável” com a fala “problemática” de Ratinho.
RACISMO É CRIME!
Cenas de racismo explícito no “Programa do Ratinho”. Esta violência é inaceitável! Isso é crime e o apresentador precisa ser responsabilizado! A emissora também deve se posicionar o mais rapidamente sobre estas cenas nojentas. REVOLTANTE! pic.twitter.com/RGR73kXku8
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) April 3, 2024
NOJENTO! O apresentador Ratinho, em rede nacional, expôs sua bailarina a uma situação de racismo recreativo, alegando que seu cabelo se tratava de peruca e que tinha visualizado "um piolhinho", solicitando, em seguida, que puxassem o Black Power da dançarina. Hipócrita criminoso! pic.twitter.com/xMVvLRfVTH
— Benny Briolly (@BennyBriolly) April 3, 2024
Os comentários racistas feitos por Ratinho sobre o cabelo da bailarina Cíntia Melo, uma mulher preta, são inaceitáveis.
É preciso conscientização sobre as nossas falas, principalmente em um programa de televisão que várias pessoas têm acesso. Racismo é crime! pic.twitter.com/Hz97SID7BN
— Reginaldo Lopes (@ReginaldoLopes) April 3, 2024
Fonte: UOL