Categories: Acre

MPAC investiga fornecimento de medicamento vencido em Sena Madureira

Por
Saimo Martins

Nesta quinta-feira, 4, o Ministério Público do Acre (MP-AC) iniciou um procedimento administrativo para apurar um suposto fornecimento de medicamento vencido durante o evento “Saúde Itinerante”, realizado às margens do Rio Iaco, no município de Sena Madureira, interior do Acre.


De acordo com a denúncia, a Prefeitura de Sena Madureira teria disponibilizado o medicamento Complexo B, cuja validade expirou em janeiro de 2024. O promotor de justiça Júlio Cesar de Medeiros ressaltou que, em 31 de março de 2024, a Unidade Ministerial recebeu informações sobre o fornecimento desse medicamento vencido durante o evento.


Ao instaurar o procedimento administrativo, a promotoria concedeu um prazo de 10 dias úteis para que o secretário municipal, Donizety Lima Fernandes, forneça esclarecimentos sobre a situação. Além disso, a promotoria solicitou cópia da nota de compra dos medicamentos entregues vencidos, incluindo o número do lote do produto. O objetivo é identificar se houve doação ou compra e entrega de medicamento já vencido, bem como verificar outras possíveis ocorrências de medicamentos vencidos na Farmácia Básica Municipal.



Secretário municipal de Saúde esclarece denúncia sobre medicamento vencido no “Saúde Itinerante”


O secretário municipal, Donizety Lima Fernandes, conversou com a reportagem do ac24horas e esclareceu os detalhes relacionados à denúncia sobre o fornecimento de medicamento vencido durante o evento “Saúde Itinerante” em Sena Madureira.


Segundo Fernandes, o “Saúde Itinerante” promovido pela prefeitura teve 12 dias de duração, durante os quais foram atendidas 13 comunidades. Ele ressaltou que a pasta foi surpreendida com a denúncia de que teriam distribuído o medicamento Complexo B com validade vencida em janeiro de 2024.


O secretário afirmou que o medicamento levado para o evento não estava vencido. “Fazendo a nossa defesa, argumentamos que não levamos aquela apresentação que consta na denúncia como vencida. Nosso Complexo B tem uma apresentação diferente. Defendemos que não fornecemos nenhuma medicação vencida”, declarou.


Na visão de Fernandes, a denúncia apresentada possui conotação política. “Entendemos que é uma questão, acredito, política, devido ao período eleitoral. A pessoa que fez a denúncia apoia o candidato de oposição ao prefeito. Acreditamos que tenha feito isso de má vontade, mas o real intuito não sabemos. No entanto, nossas notas fiscais e os remédios em nossa farmácia comprovam que, de fato, não fornecemos nenhum medicamento vencido”, concluiu o secretário.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Nacional

Novo cartão do INSS permite antecipar R$ 150 do benefício sem juros

Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão…

28/11/2024
  • Extra Total

Gladson entrega 49 viaturas à Polícia Civil e anuncia obras de reforma

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta quinta-feira, 28, a entrega de 49…

28/11/2024
  • Acre

Acre registra saldo positivo de 147 empregos formais em outubro

Dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última quarta-feira, 27,…

28/11/2024
  • Juruá
  • Notícias

Líder indígena alega falsas informações, mas que ainda há meliantes na aldeia

Logo depois que o governo do Acre, por meio da secretaria de Segurança Pública afirmar…

28/11/2024
  • Acre
  • Notícias

OAB questiona no STF a redução dos valores das RPVs pagas pelo Estado

Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo Conselho Federal, a OAB pediu ao Supremo…

28/11/2024
  • Televisão

Sabrina Sato investe cerca de R$ 18 mil em decoração natalina

Sabrina Sato escolheu uma árvore de mais de 3 metros de altura, com decorações importadas…

28/11/2024