Menu

Ministra Simone Tebet anuncia rota de integração de Roraima com a Guiana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a integração de Roraima com a Guiana para movimentação do comércio exterior “não é mais um sonho” e será implementada a partir de 2025. A rota deve promover a infraestrutura rodoviária, energética e digital de Roraima.

A afirmação da ministra foi dada nesta quinta-feira (04), em Boa Vista, durante a plenária de apresentação da Rota Ilhas da Guiana, dentro do projeto Rotas de Integração Sul-Americana do Ministério. O projeto contém cinco rotas com papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o país e diferentes mercados externos.

Anúncio

Nesse plano, duas estão diretamente relacionadas ao comércio dos Estados do Norte do Brasil com os países vizinhos da América do Sul, América Central e Caribe, e com a América do Norte. Uma delas é a Ilha das Guianas e a outra, Manta-Manaus, rota principalmente hidroviária que permite conectar a capital do Amazonas aos portos do Equador e Peru.

Com a rota Ilhas da Guiana, Roraima será impactada com 10 obras do Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Entres elas estão a restauração da BR-174, que conecta Roraima ao resto do Brasil, e à Venezuela; Construção do Linhão de Tucuruí, para conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional; e a Infovia estadual, para a conexão do estado por meio de fibra óptica.

A ministra do Planejamento ainda comunicou que no próximo mês será publicado o decreto de criação do comitê das Rotas de Integração. Além disso, que a expectativa é de que a rota Ilhas da Guiana seja implementada em até três anos, com previsão para começar em 2025.
O projeto das rotas tem recursos orçamentários no Brasil e US$ 10 bilhões disponibilizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e bancos regionais de desenvolvimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.