Categories: Cotidiano Notícias

Concurso Público Nacional divulga horários e tempo de duração das provas

Published by
Agência Gov

No próximo mês, no dia 5 de maio, os candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) disputarão as 6.640 vagas oferecidas no maior processo seletivo para o serviço público da história do país. Para garantir o bom andamento do concurso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Cesgranrio, divulga nesta sexta-feira (5/4) os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas. Os candidatos devem se atentar aos horários para evitar atrasos e imprevistos. O CPNU será aplicado simultaneamente em 228 cidades do país .


Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas – de múltipla escolha – sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas – de múltipla escolha – e uma redação.


No período vespertino , os portões abrirão às 13h (horário de Brasília) . À tarde , os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas – de múltipla escolha – de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas – de múltipla escolha . As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.


Logística e segurança


Para assegurar a logística e segurança do CPNU, foi estabelecida uma rede de aplicação conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais. Essas medidas visam garantir o bom funcionamento e a lisura do processo seletivo em todas as suas etapas.


Além disso, o MGI está monitorando diariamente todas as etapas do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, em colaboração com a Fundação Cesgranrio. Esta supervisão é reforçada pela vasta experiência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acumulada ao longo de 25 anos de aplicação do Enem, maior inspiração do CPNU.


Share
Published by
Agência Gov

Recent Posts

Gerlen destaca a importância do cooperativismo durante o 15° CBC

Durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que acontece de 14 a 16 de maio…

16/05/2024

Correios suspendem doações de roupas, mas segue recebendo água e comida ao RS

Os Correios anunciaram na manhã desta quinta-feira, 16, que estão suspensas o recebimento de peças…

16/05/2024

Homem em situação de rua passa frio onde mora, em frente à UFAC

A situação de Pedro Barroso, de 63 anos, que mora em uma barraca em frente…

16/05/2024

Presidente da Fieac receberá título de Cidadão Benemérito na Aleac

Os deputados que compõem a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Acre…

16/05/2024

Narrador Silvio Luiz, ícone dos bordões no futebol, morre aos 89 anos

Quando a voz rouca de Silvio Luiz ressoava, não tinha como ficar indiferente. Naquele momento,…

16/05/2024

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações da lista de espera da seleção…

16/05/2024