Categories: Política

Rueda propõe audiência para discutir alteração do salário-mínimo de médicos e cirurgiões-dentistas

Por
Assessoria

O deputado federal Fábio Rueda (UNIÃO-AC) foi designado, na última semana, relator do PL 765/2015, que altera a lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, dispondo acerca do salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas. Fábio é médico com atuação, somente no Acre, de mais de dez anos na área de cirurgias cardíacas.


Como forma de ouvir os profissionais das áreas e membros da sociedade civil na apresentação do parecer junto à Comissão de Saúde, o deputado requereu audiência pública para discutir a pauta. Para Rueda, uma melhor remuneração dos profissionais dessa área é uma discussão prioritária.


“A remuneração dos médicos e cirurgiões-dentistas é uma questão de extrema importância, não apenas para os próprios trabalhadores, mas para toda a sociedade, uma vez que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados e, por conseguinte, na saúde da população. Mais do que isso, o salário-mínimo desses profissionais é um fator determinante para atrair e manter talentos na área da saúde em regiões remotas”.


A proposta segue para a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.


Transporte gratuito para portadores de doenças graves — Rueda também protocolou o Projeto de lei 833/2024, que visa garantir transporte público coletivo gratuito para pessoas portadoras de doenças graves. “As doenças graves são um grande obstáculo nas vidas de seus portadores, que muitas vezes não têm acesso fácil aos locais que disponibilizam tratamento. Com a gratuidade do transporte, o acesso a consultas médicas, exames ou cirurgias é facilitado”, diz o deputado.


O PL também representa, de acordo com o deputado, um alívio financeiro para aqueles que precisam custear procedimentos com valores elevados, “já que poderão economizar no transporte”. O Projeto seguirá para votação na Câmara.


Dia da Saúde: Sessão Solene — Médico conhecedor dos desafios da área da saúde no Acre, Rueda também é autor de proposta para a realização de uma Sessão Solene alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no próximo 7 de abril. O momento, com data a definir, além de uma oportunidade para falar de melhorias e reafirmar o compromisso do Legislativo com as políticas públicas de saúde, será também crucial no que diz respeito a reunir os poderes na contínua valorização e melhoria da área.


“Vejo [momentos como este] como uma oportunidade para destacar, ainda mais, a importância da saúde como direito fundamental de todos, além de reconhecer os desafios enfrentados pelos profissionais da área e pela população em geral. É também uma plataforma para discutir avanços, propor novas [e melhores] políticas e reforçar o investimento no setor”, explica o deputado.


Share
Por
Assessoria

Últimas Notícias

  • Televisão

Morre Carlota Portella, coreógrafa e jurada da Dança dos Famosos, aos 74 anos

A coreógrafa Carlota Portella morreu neste sábado (31), aos 74 anos. A informação foi confirmada…

31/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Defensoria Pública e ICMBio assinam acordo para atendimento a indígenas e quilombolas

A Defensoria Pública da União e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)…

31/08/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Avião com governador do Pará faz pouso de emergência em Tucuruí

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho, precisou fazer um pouso de…

31/08/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom e Alysson participam da tradicional Calvagada; evento marca início da Expoacre

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom, junto com seu vice,…

31/08/2024
  • Televisão

Suposto namorado de Gugu Liberato reage à atitude de Rose Miriam com herança

Thiago Salvático, que afirma ter tido uma relação com Gugu Liberato, tomou uma atitude após…

31/08/2024
  • Juruá

Casa de farinha móvel é a novidade apresentada no Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

Uma casa de farinha que pode ser transportada, montada em qualquer lugar e produzir 500…

31/08/2024