Categories: Acre

MP do Acre irá acompanhar remanejamento de ambulantes da frente do Pronto-Socorro

Published by
Saimo Martins

Após a repercussão do caso em que alguns comerciantes relataram ameaças de remoção de seus pequenos negócios da frente do Pronto-Socorro, o Ministério Público do Acre (MP-AC) decidiu abrir um procedimento administrativo nesta terça-feira (26), para acompanhar o processo de remoção dos trabalhadores do local.


Em entrevista à reportagem, os ambulantes Valdeci de Araujo e Alessio Francisco Ferreira, que atuam há mais de 15 anos na frente do hospital, afirmaram que estão enfrentando a possibilidade de terem que deixar o espaço. Para eles, o trabalho é a única fonte de renda para sustentar suas famílias.


O promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa explicou que, após a exposição da reportagem do ac24horas na última segunda-feira (25), decidiu instaurar o procedimento para acompanhar as ações e políticas públicas adotadas pelo Município de Rio Branco em relação à situação dos ambulantes informais nas proximidades do Pronto-Socorro da Capital.


O despacho ressalta que todas as informações e esclarecimentos pertinentes devem ser obtidos das instituições envolvidas. “Para o acompanhamento do fato objeto deste procedimento e para o exercício das atribuições inerentes às funções institucionais do Ministério Público, deverão ser colhidas todas as informações e esclarecimentos das instituições pertinentes”, diz trecho do despacho.


Além disso, o promotor também oficiou Ilton César, diretor de Fiscalização Urbana de Rio Branco, para que, no prazo de 15 dias, forneça informações detalhadas, como o número de trabalhadores que serão retirados do local, data, horário e plano completo de desocupação da área.


Secretaria Municipal de Direitos Humanos Receberá ofício para garantir direitos dos trabalhadores


A Secretaria Municipal de Direitos Humanos também receberá um ofício para que, no prazo de 15 dias, mantenha a responsabilidade de repassar as ações planejadas para garantir a não violação dos direitos humanos dos trabalhadores em questão, por ocasião da desocupação do espaço.


O diretor de Fiscalização Urbana de Rio Branco, Ilton César, esclareceu que existe um plano para o remanejamento dos comerciantes. No entanto, ressaltou que o planejamento precisa ser discutido com o titular da pasta, o secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

LDU chega em boa fase para enfrentar o Botafogo, mas com desfalques

O Botafogo recebe nesta quarta-feira a LDU para a partida da quarta rodada da Conmebol…

08/05/2024

Desenrola: prazo para renegociar dívidas vai até 20 de maio

Brasileiros inadimplentes que desejam renegociar dívidas sob as condições especiais asseguradas por meio do Programa…

08/05/2024

Briga entre moradores de rua termina com um ferido a ripadas na Capital

Um desentendimento entre moradores em situação de rua resultou em violência na noite desta terça-feira…

08/05/2024

Mais uma sucuri é encontrada por moradores no Vale do Juruá

Em menos de 24 horas, mais uma cobra sucuri foi encontrada em cidades do Vale…

08/05/2024

Maçonaria de Cruzeiro do Sul promove Feijoada Solidária para fazer melhorias no templo

A Loja Maçônica Vanguardeiros do Juruá vai promover no sábado, 11, sua primeira Feijoada na…

08/05/2024

Galã nos anos 1990, Roberto Bataglin hoje trabalha como corretor de imóveis

A fama chegou ainda nos anos 1980 após participar da produção de teatro. O talento…

08/05/2024