Um levantamento do ac24horas junto aos atuais vereadores da capital acreana mostra que todos os atuais 17 parlamentares municipais serão candidatos à reeleição nas eleições deste ano.
Dos atuais parlamentares, três eram suplentes e assumiram em janeiro do ano passado. Elzinha Mendonça (PSB), João Marcos Luz (PL) e James do Lacen (PDT) herdaram os mandatos com a eleição de Adailton Cruz (PSB), Emerson Jarude (Novo) e Michelle Melo (PDT) que eram vereadores e foram eleitos deputados estaduais nas últimas eleições.
A reportagem conversou com os vereadores da capital acreana sobre a possibilidade de mudança de partido em relação à sigla partidária que o parlamentar disputou a eleição.
Dos atuais vereadores, João Marcos Luz e o presidente da Câmara, Raimundo Neném, trocaram de partido. Os dois agora são do Partido Liberal, sigla que o prefeito Tião Bocalom se filiou neste sábado (23). Luz deixou o MDB, enquanto Neném saiu do PSB para o Partido Liberal.
Dos outros 14 vereadores, metade admite a possibilidade de mudar de sigla partidária. Joaquim Florêncio (PDT), Antônio Moraes (PSB), Lene Petecão (PSD), Rutênio Sá (PP) e Fábio Araújo (PDT) revelaram que estão considerando trocar de partido. Os destinos podem ser MDB, Republicanos, União Brasil e PL, partido da base do prefeito Tião Bocalom.
O único que admite que já tem um novo destino certo é o médico Raimundo Castro, que vai deixar o PSDB e é mais um a integrar o PL.
Já sete vereadores confirmaram ao ac24horas que não devem mudar de partido para as eleições deste ano. Permaneceram em suas siglas partidárias, Célio Gadelha, no MDB; Ismael Machado no PSDB; Arnaldo Barros no Podemos; Samir Bestene e N. Lima no Progressistas, e Hildegard Pascoal e Francisco Piaba no União Brasil.
As eleições municipais na capital acreana vão ter uma novidade este ano. Em Rio Branco, a Câmara Municipal elegerá 21 vereadores. No ano passado, os vereadores aprovaram a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município de Rio Branco, que altera o artigo 28 e eleva o número de vereadores da Câmara Municipal de 17 para 21 a partir da próxima legislatura, que se iniciará em 1º de janeiro de 2025.
O governo enviará, combinado ao pacote de corte de gastos obrigatórios, a proposta para isentar…
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE)…
A reunião que aconteceu na "Chácara das Araras", dia 27, de propriedade do saudoso ex-prefeito…
Moacir Júnior, eleito vereador pelo Solidariedade em Rio Branco nas últimas eleições, usou as redes…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciou nesta quarta-feira, 27, por meio de…
A crise relacionada à sucessão na presidência do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Acre, desencadeada…