Categories: Amazonas Notícias Região Norte

Sindicato diz que MP-AM funciona no interior com servidores de prefeituras

Published by
Da redação ac24horas

O Sindsemp-AM (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas) afirma que devido à falta de servidores nas promotorias de justiça dos municípios do interior, funções técnicas e específicas nas unidades do Ministério Público têm sido exercidas por funcionários cedidos pelas prefeituras.


Segundo o Sindsemp, os dados foram apurados no portal da transparência, planilha “Servidores Cedidos”, do mês de fevereiro de 2024. São 152 servidores nesta condição. De acordo com o sindicato, um dos motivos da precarização dos serviços é a falta de realização de concursos públicos nos últimos dez anos.


Segundo com o presidente do Sindsemp-AM, Marlon Bernardo, “diferentemente de outras instituições do sistema de justiça estadual, como o TJAM [Tribunal de Justiça do Amazonas] e a DPE-AM [Defensoria Pública do Estado do Amazonas], o MP não realiza concurso público para os municípios do interior e supre sua carência de pessoal com servidores oriundos das próprias prefeituras que são fiscalizadas”.


O último certame realizado pelo MP-AM (Ministério Público do Amazonas) foi em 2013, para 12 cargos de ensino superior e 5 de nível médio. De acordo com o edital, os aprovados deveriam ser convocados para trabalhar nas promotorias de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba, Maués, Manicoré, Humaitá, Tabatinga e Manaus.


O estudo do sindicato também sugere desvio de função dos servidores disposicionados, em razão da “ausência de correlação dos cargos e atribuições destes servidores com as tarefas realizadas nas Promotorias de Justiça”.


Na conclusão do levantamento, o sindicato afirma que a cessão de servidores municipais para o Ministério Público “pode comprometer gravemente os serviços prestados à população do interior, além do risco considerável das investigações contra as prefeituras serem comprometidas em razão da utilização de servidores municipais nas promotorias”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Botafogo vence LDU com “VAR Eterno” e respira na libertadores

O Botafogo venceu a LDU por 2 a 1 nesta quarta-feira (8), no Nilton Santos,…

08/05/2024

São Paulo vence Cobresal e vai às oitavas com toque de Zubeldía e golaços

O São Paulo superou a altitude de Calama, venceu o Cobresal de virada por 3…

08/05/2024

Na estreia de Petit, Cuiabá vence o Metropolitanos na Sul-Americana

Com dois de Isidro Pitta e um de Fernando Sobral, Dourado fez 3 a 0…

08/05/2024

Fortaleza sofre na altitude, é goleado pelo Potosí e perde 100% de aproveitamento na Sula

O Fortaleza foi goleado pelo Nacional Potosí por 4 a 1 na noite desta quarta-feira,…

08/05/2024

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação judicial com pedido de resposta contra…

08/05/2024

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024