Categories: Cotidiano

MPAC e prefeitura discutem aluguel social para abrigados e apuração de abandono de animais

Published by
Saimo Martins

Duas preocupações são primordiais após o fim da enchente em Rio Branco. A principal delas é a segurança de residências atingidas pela enchente e para onde irão às famílias que não têm autorização da Defesa Civil.


O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e a Prefeitura de Rio Branco trataram do assunto em reunião. A gestão municipal informou que 136 famílias aguardam definição sobre concessão de benefício de aluguel social.


O promotor de Justiça Luis Henrique Rolim sugeriu que a coordenação do abrigo forme uma força-tarefa para agilizar a análise individual de cada família que solicita o benefício. Ele propôs que, após cada análise, seja emitido um relatório enviado ao MPAC para examinar juridicamente a concessão.


Rolim sugeriu que o município articule com o Estado a possibilidade de ajudar no custeio do aluguel social, se necessário. Com a lista dos beneficiados em mãos, a Defesa Civil irá vistoriar as residências para emitir laudos autorizando ou não o retorno das famílias. Caso o órgão não consiga emitir todos os laudos dentro de três meses, o benefício será mantido. “Vamos instaurar um procedimento para acompanhar essa situação. No ano passado, durante a alagação, discutimos esse assunto do aluguel social e o problema permaneceu. O abrigo é provisório e precisa que seja feita uma força-tarefa para realocar essas famílias que estão angustiadas para retornarem para casa e desocupar o abrigo”, destacou o promotor.


Outra preocupação é em relação aos animais que foram abandonados no abrigo no Parque de Exposições. O MPAC vai ajudar o Centro de Zoonoses da prefeitura a apurar a responsabilidade pelo ato.


Participaram das reuniões a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista e a promotora de Justiça Vanessa Muniz, além das equipes de Controle de Zoonoses, da Defesa Civil de Rio Branco, das Secretarias de Cuidados com a Cidade, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Gabinete e Assessoria do Prefeito e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans).


Com informações do MPAC.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Maraisa pede expulsão de homens em show: “Não vou aceitar falta de educação”

Ao perceber que dois espectadores estavam mostrando o dedo do meio, Maraisa, que faz dupla…

03/05/2024

Acre registra 6,5 mil tentativas de fraude em compras online

Segundo um relatório da ClearSale, empresa de inteligência de dados e soluções antifraudes em diversos…

03/05/2024

Bruna Marquezine faz lista de mulheres brasileiras que a inspiram; veja

Bruna Marquezine, 25, citou, durante o evento Power of Women, organizado pela revista Variety, o…

03/05/2024

Kayky Brito responde motorista que o atropelou, admite erro e agradece

Kayky Brito, 35, respondeu uma publicação do motorista Diones da Silva, que o atropelou há…

03/05/2024

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024