Localizado em uma das regiões de Rio Branco mais atingidas pela enchente do Rio Acre neste ano, a segunda maior da história, o bairro Cidade Nova teve até áreas mais altas inundadas pela cheia que transformou a vida de muita gente.
Entretanto, é nos pontos mais próximos do rio que as pessoas do bairro sofreram os maiores prejuízos e vivem um drama que, infelizmente, não se acaba com a simples vazante do manancial.
O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, visitou a Cidade Nova nesta semana e conversou com algumas pessoas que foram fortemente impactadas pelo fenômeno da natureza e que pedem socorro do poder público para continuar suas vidas.
A moradora Clair Belveger mostra na reportagem que quase toda a sua vizinhança deixou de existir, pois as casas foram todas levadas pela força da enchente ou com os deslizamentos que ocorreram após a vazante.
Antônio, dono de uma oficina de lanternagem e pintura que desabou na rua Poços de Caldas, diz que há carros de clientes soterrados e que não sabe o que fazer. “Até agora não tive ajuda de ninguém”, afirma.
Outra moradora que teve a casa alagada, Érica, que vive no local com o filho pequeno, teme que a residência, que baixou de nível após a vazante, caia sobre ela e a criança. “Tá parecendo um quebra-molas”, diz.
Chorando, Érica pede ajuda. “Eu queria pedir para o prefeito, as autoridades, alguém, governo, para me tirar daqui. Eu fico com medo dessa casa cair em cima do meu filho. Só peço ajuda porque não tenho para onde ir mesmo”, apela.
Porém, há aqueles que resistem a sair das áreas de risco. “Sou que nem socó, só sei morar em beira d’água. Se sair para outro canto eu morro”, afirma “Grande”, um morador, ao ser perguntado se deixará o local.
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…
Em uma decisão proferida nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal no Acre concedeu liminar favorável…
Quatro mulheres com os mesmos objetivos: mostrar que café é coisa de mulher e que…
As inscrições para o 2º processo seletivo simplificado da Defensoria Pública do Estado do Acre…