Menu

Intenção de consumo das famílias acreanas é o maior em um ano, diz pesquisa

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) acreanas alcançou o maior resultado desde fevereiro de 2023, obtendo 99 pontos. Os dados são de pesquisa realizada, na última semana, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e são referentes ao segundo mês de 2024. O estudo aponta, no entanto, que núcleos familiares com renda de até 10 salários-mínimos seguem insatisfeitos, tendo em vista o indicador não superar os 100 pontos necessários.

Os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores, em que o índice abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo; segundo o estudo, famílias do Acre com renda superior a 10 salários-mínimos atingiram 125,6 pontos, sendo este, também, o maior indicador desde fevereiro do ano passado.

Anúncio

Quanto à satisfação com o emprego atual, o indicador superou a 120 pontos em todas as faixas de renda, indicando que as famílias acreanas estão satisfeitas com o atual emprego e as perspectivas profissionais de cada família.

Além disso, notou-se que o consumo de bens duráveis também obteve aumento em fevereiro deste ano. De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, em fevereiro deste ano. “O aumento foi de 3,8 pontos, porém, ainda inferior ao resultado de setembro de 2023. Isto demonstra insatisfação das famílias com o consumo de bens duráveis, setor que já padece de retração há alguns anos, optando pelo consumo de bens semi duráveis, como roupas e calçados; com indicativo de consumo para os bens não duráveis, como viagens e turismo, por exemplo”, reiterou.

Dados brasileiros

Em fevereiro deste ano, a intenção de consumo das famílias brasileiras atingiu a casa de 105,7 pontos, indicando a satisfação dos consumidores brasileiros, especificamente daqueles com renda maior que 10 salários-mínimos.

A pesquisa contempla 18 mil questionários analisados mensalmente, com dados de consumidores coletados em todas as Unidades Federativas, compilados em sete indicadores: Emprego Atual, Renda Atual, Acesso ao Crédito e Nível de Consumo Atual, que comparam a percepção do consumidor em relação à igual período do ano anterior; enquanto os demais itens referem-se à perspectiva de melhoria profissional para os seis meses seguintes, expectativas de consumo para os próximos três meses, e avaliação do momento atual para aquisição de bens duráveis.

Como as informações estão sujeitas ao comportamento sazonal da economia, as séries são dessazonalizadas pelo método de médias móveis centradas, o que permite a comparação mensal (mês sobre o mês anterior) dos componentes.

Com informações da Fecomércio/Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.