No último dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), sendo um deles no Acre, no município de Feijó, interior do Estado.
Nesta terça-feira (20), o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Prefeitura de Feijó deram início às primeiras tratativas para implantação do novo campus no município. O encontro contou com a presença da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante do Santos, e do prefeito Kiefer Cavalcante.
A expectativa é de que um escritório seja instalado em breve na cidade de Feijó. O espaço, que será cedido pela prefeitura, funcionará como sede para que sejam iniciados os primeiros trabalhos administrativos, como assinaturas de termos de cooperação e envio de informações para o Governo Federal, para implantação da nova unidade no Acre.
“A ideia é de que possamos instalar um escritório na cidade de Feijó. Nesse espaço também será possível dialogar de forma mais fácil com a prefeitura e a comunidade sobre como se dará a implantação do campus. A partir daí, uma equipe do Ifac irá identificar espaços provisórios para que cursos comecem a ser ofertados, enquanto a instituição busca por áreas para a construção definitiva da unidade”, destacou a reitora do Ifac.
Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, a escolha dos cursos para serem ofertados no novo campus em Feijó terá participação ativa da comunidade. “Por meio de audiências públicas, que são feitas diretamente com a comunidade local, vamos conseguir identificar quais as reais necessidades do município e trabalhar para a oferta de cursos que sejam vinculados aos arranjos produtivos locais”.
Em relação à implantação da unidade, a reitora do Ifac explicou que somente após esta fase inicial administrativa é que o Ministério da Educação inicia a liberação de recursos para a construção dos espaços. “Nesse momento, também estamos aguardando o Governo Federal realizar o encaminhamento do projeto de lei, para o Congresso Nacional, sobre a implantação das novas instituições federais, que irá definir cargos e funções para cada nova unidade”.
Para o prefeito de Feijó, Keifer Cavalcante, a instalação da unidade irá garantir novas condições de estudo para a comunidade. “Além disso, será a oportunidade de trazer mais qualidade de vida para as pessoas, principalmente para os jovens que precisam se deslocar para a capital acreana para estudar”, afirmou.
Com informações da Diretoria de Comunicação do Ifac.
Cruzeiro do Sul, a famosa “terra da farinha e das ladeiras”, foi palco do mais…
Eliana Michaelichen já tem mais um projeto definido para 2025. Além da temporada especial do…
A população de Acrelândia tem sido alertada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado…
A cantora Simone Mendes, considerada hoje a grande estrela da música sertaneja brasileira, e o…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou novamente suas redes sociais para declarar…