Nesta terça-feira (19), começa o outono no Acre e com ele as primeiras ondas de frio polar que chegarão ao Estado, derrubando a temperatura e deixando a umidade relativa do ar mais baixa. A primeira penetração de massa polar, embora fraca, poderá ocorrer nos primeiros dias do outono, ou seja, antes do fim de março. A informação foi divulgada pelo pesquisador David Friale no portal O Tempo Aqui.
Segundo o portal “O Tempo Aqui”, o fenômeno astronômico é denominado equinócio de outono, pois começa esta estação do ano, com o dia e a noite de igual duração.
Já no mês de abril, intensificam-se as ondas polares, mas as chuvas ainda serão frequentes, podendo ocorrer temporais, com raios, ventanias e eventual queda de granizo. Em maio e junho, alguns dias poderão sofrer com quedas bruscas da temperatura e baixa umidade do ar.
No Acre e na maior parte do Brasil, o outono é caracterizado pela brusca diminuição das chuvas, pois, nesta estação, chegam as primeiras ondas de frio polar com intensidade suficiente para diminuir sensivelmente a umidade do ar e derrubar a temperatura. É a transição do período chuvoso, o verão, para o período seco, o inverno.
No Sudeste, o outono termina do dia 20 de junho, quando começa o inverno por lá, momento em que o Sol estará na sua posição aparente mais inclinada para o norte para os acreanos e para a maioria dos brasileiros.