Categories: Região Norte Roraima

Irmã do governador de Roraima é alvo da Polícia Federal

Por
Da redação ac24horas

Polícia Federal (PF) deflagrou, desde a madrugada desta sexta-feira (10), uma operação contra lavagem de dinheiro em Roraima e um dos alvos foi Vanda Garcia de Almeida, irmã do governador Antonio Denarium (PP). Batizada de BAL, a operação mira um esquema que teria movimentado R$ 64 milhões nos últimos dois anos, dinheiro fruto do comércio do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY).


A Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima já informou que Denarium “recebeu a notícia da operação e desconhece o teor da investigação contra sua irmã, Vanda Garcia, e espera que as eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei”.


Os policiais foram à casa da irmã do governador no bairro de São Vicente, zona sul da capital Boa Vista. Em Roraima e também em Pernambuco, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e de bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal. Numa das casas, os agentes encontraram cinco toneladas de cassiterita, provavelmente extraída da TIY, segundo informou o portal G1.


De acordo com informações da PF, o esquema contaria com o uso de empresas de fachada, que procuravam “esquentar” o ouro por meio de pessoas que “receberiam valores de diversos financiadores pelo Brasil e sacariam ou transfeririam os valores para pessoas e empresas no estado de Roraima”. A operação foi batizada de BAL em alusão a um composto utilizado para tratar o envenenamento por ouro (British Anti-Lewsite).


Além da irmã, outro parente do governador de Roraima foi alvo da operação, o sobrinho Fabrício de Souza Almeida. Na casa dele os agentes federais encontraram 10 armas, entre fuzis, rifles e pistoladas de uso restrito. Segundo a PF, os parentes do governador estão envolvidos com um esquema de lavagem de dinheiro no comercio da cassiterita, minério de estanho usado nas indústrias de eletroeletrônicos, informática e embalagens para alimentos. A cassiterita é explorada na Terra Indígena Yanomami (TIY) desde os anos 80.
 
Na parte da tarde a Justiça Federal colocou em sigilo as investigações da Polícia Federal que envolvem os parentes do governador Denarium.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Confira resultado final do concurso de nível médio e superior do CAU/AC

O Instituto Quadrix, banca responsável pelo certame do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre…

22/11/2024
  • Cotidiano

Comissão da OAB-AC vê tranquilidade nas eleições e prevê abstenção abaixo de 20%

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC), realizadas nesta sexta-feira…

22/11/2024
  • Acre 01

Fora do pódio, acreanas celebram final inédita em concurso nacional de café

Pela primeira vez na história da Semana Internacional de Café (SIC), produtoras acreanas participaram da…

22/11/2024
  • Televisão

Vídeo: “Não tá cantando mais”, dispara Cariúcha sobre Zezé Di Camargo

Não é de hoje que os fãs perceberam algumas alterações na voz de Zezé Di…

22/11/2024
  • Acre

Marina é a primeira a votar nas eleições da OAB-AC: “vamos ter uma mulher”

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) ocorrem durante toda esta…

22/11/2024
  • Acre

Flamenguista ‘roxo’, Gladson vai torcer pelo Santa Cruz no domingo

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), declaradamente flamenguista, mostrou nesta sexta-feira, 22, o seu…

22/11/2024