O ator acreano Victor Onofre, natural de Cruzeiro do Sul, apresenta neste sábado, 16, em Rio Branco, no Hostel Aquiri, o espetáculo Fiandeiro de Tempos. No local também acontecerá a exposição de cocares têxteis de Naldo LusoArte.
O monólogo retrata o modo de vida dos seringueiros, ribeirinhos, castanheiros e pescadores do Acre. Conta a história de um ribeirinho e o seu modo de vida, causos, histórias e músicas ao som do “espanta-cão” instrumento criado genuinamente no Acre, (um olhar voltado aos baques do Acre e seus mestres), suas rezas por meio da cultura, das benzeduras e crenças da religiosidade católica-popular regional e características das particularidades em meio à vida às margens dos rios amazônicos.
O quintal do Hostel será o palco da apresentação e vai ser a primeira vez que Vitor Onofre faz o monólogo fora de um palco tradicional.
“Resolvi criar um palco com chão de casca de castanha e tochas no quintal mesmo. Será uma interação completa com o público. É a demonstração de que pode haver teatro, arte, fora do palco tradicional”, cita.
O espetáculo acontece neste sábado, dia 16, às 18h30min, no espaço Aquiri Hostel, Travessa Bahia, 10, Vila Ivonete no evento 11ª Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (11ª JITOU). Apesar da apresentação fazer parte da programação do evento, há 20 lugares para o público em geral. Os ingressos custam R$ 30.