Menu

Pesquisar
Close this search box.

Barbary e Petecão reforçam ampliação da ajuda humanitária aos municípios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em uma ação junto ao Governo Federal para reforçar a necessidade de ampliação da ajuda aos municípios e à população atingida pelas cheias, o deputado federal Zezinho Barbary (PP) e o senador Sérgio Petecão (PSD) estiveram, nesta quarta-feira (13), no Ministério da Saúde e na Defesa Civil Nacional.


Em reunião com o doutor Márcio Garcia, diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, e equipe do Ministério da Saúde, Barbary e Petecão trataram sobre a liberação de kits de medicamentos e também de incremento financeiro para os municípios atingidos pela enchente.

Anúncios


Segundo informou Márcio Garcia, foi encaminhado recentemente ao Governo do Acre para repasse aos municípios, 13 kits de calamidade contendo medicamentos diversos para atender cerca de 30 mil pessoas por um período de 15 dias.


Os parlamentares ainda foram informados acerca de outro incremento financeiro, pleiteado pelos municípios, para aquisição de insumos, equipes de Saúde e outros. Os pedidos estão em fase final de análise e, a previsão é que essa liberação ocorra até o final deste mês.


Defesa Civil Nacional


Até o momento, a Defesa Civil Nacional, já transferiu cerca de R$ 31.939.359,00 (trinta um milhões, novecentos e trinta e nove mil reais) para ajuda humanitária aos municípios acreanos. O deputado Zezinho Barbary considera que esse montante liberado supera as situações anteriores, e que representa um marco histórico de apoio financeiro aportado aos municípios e ao Estado do Acre.


“Reafirmo, portanto, os agradecimentos ao Governo Federal que tem sido solidário e importante parceiro dos municípios e do Estado, no enfrentamento à situação de calamidade” – disse Barbary.


Ao encerrar a audiência, a boa notícia: O secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, informou aos parlamentares sobre a liberação de R$ 2,180 milhões para ajuda humanitária aos desabrigados em Cruzeiro do Sul. A previsão é que até esta sexta-feira 15, o recurso esteja disponível na conta da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
“Gratidão ao Governo Federal, ao ministro do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, e ao secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff, pela sensibilidade e rapidez em ajudar nossa população” – ressaltaram Petecão e Barbary.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido