O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou nesta segunda-feira (11) o retorno de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital acreana às residências nos bairros 6 de Agosto, e Habitasa.
O cenário encontrado nas comunidades é de destruição. A maioria dos moradores das regiões atingidas tem experiência na recuperação dos móveis. “Por isso que eu compro tudo de madeira maciça”, diz Fernando, morador do bairro 6 de Agosto.
Na volta para casa, os moradores explicam que o primeiro passo é fazer a retirada de tudo o que foi perdido durante a passagem das águas. Depois, é necessário retirar a lama, lavar as paredes e os móveis que restaram. Darlene, também moradora da 6 de Agosto, explica que sem água do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a limpeza da casa está sendo feita com a própria água da alagação, que ficou numa das caixas d’água que utiliza normalmente. “É a vontade de Deus. O que podemos fazer contra a natureza? Agradeço a Deus de ter para onde voltar. O que perdemos podemos trabalhar pra restituir”.
Sem poder contar com o apoio do poder público, que não alcança a todos os moradores, vizinhos, parentes, amigos, se ajudam.
Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…
O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…
O planeta está aquecendo e, se nada for feito, a vida na Terra pode se…
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil foi eleito para mais um…
Fim de ano chegando e as pessoas vão ficando mais sensíveis. Dezembro é período de…
O motociclista Ladislau Araújo Guimarães, de 24 anos, morreu na madrugada deste domingo, 22, após…