As casas de praia do novo presidente nacional do partido União Brasil, Antônio Rueda, e da irmã dele, Emília Rueda, que é tesoureira da sigla, em Ipojuca (PE), virou o centro de uma briga política após serem incendiadas na noite de segunda-feira, 11. As residências ficam localizadas na praia de Toquinho, próximo a Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco. Antônio Rueda é irmão de Fábio Rueda, deputado federal pelo Acre.
A mídia nacional especula sobre uma suposta vingança política de Luciano Bivar, com quem Rueda disputou a liderança do União Brasil. Ao Metrópoles, o advogado de Antônio Rueda, Paulo Emílio Catta Preta, disse que não há como não suspeitar de Bivar. “Se isso for confirmado, estamos num patamar inaceitável de violência política no Brasil”, afirmou à Coluna do Guilherme Amado.
Já Bivar, ao falar sobre a suspeita, disse que o incêndio poderia ser um “golpe do seguro”. “Primeiro, precisa saber se não é o golpe do seguro, já que a casa estava abandonada há anos, e a estrutura, totalmente comprometida, segundo informações da região”, disse Bivar.
O incêndio aconteceu na noite da segunda-feira (11), dentro do Condomínio Toquinho, em Serrambi (veja vídeo abaixo). Uma das residências pertence ao próprio Rueda, que foi eleito presidente do partido em 29 de fevereiro, e a outra casa é da irmã dele, Maria Emília de Rueda, tesoureira do União Brasil.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 19h30, mas ao chegar no local, as chamas tinham sido controladas por funcionários do condomínio e por funcionários de uma obra. De acordo com o União Brasil, a família Rueda pediu à Polícia Civil de Pernambuco “uma rigorosa investigação” do caso.