Menu

Deputada de Roraima defende isenção em concursos públicos para mulheres vítimas de violência

Foto: SupCom ALE-RR
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada estadual e secretária Especial da Mulher, Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei nº 19/2024, que dispõe sobre a isenção na taxa de inscrição em concurso público para cargo, emprego público e processo seletivo às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Conforme a proposição, para ter o direito à isenção da taxa de inscrição, a candidata terá que apresentar certidão que comprovem a existência de ação penal ou comprovante de instauração de inquérito policial contra o agressor, de acordo com termos da Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha.

Anúncio

Segundo a deputada, a Lei Federal nº 11.340/2006, conhecida como a Lei Maria da Penha, assegura às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar comunitária. Com base nesses critérios, a parlamentar afirma que a administração pública deve agir com o máximo de acolhimento para as vítimas de violência doméstica, devendo buscar ferramentas e condições de emprego e renda às mulheres que, em sua maioria, permanecem na companhia do agressor em razão de dependência econômica.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.