Categories: Destaque 3 Notícias

Alerta de saúde: engasgos podem causar danos irreversíveis e até mesmo a morte

Published by
Raimari Cardoso

Só no ano passado, pelo menos 2 mil pessoas morreram devido à asfixia por alimento no Brasil, de acordo com material de conscientização divulgado pelo hospital filantrópico Hcor, de São Paulo.


Para conscientizar a população sobre a alteração no ato de engolir, que pode causar diversas complicações, 20 de março foi intitulado o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, que pode ser um sintoma de uma doença ou ocorrer devido ao próprio envelhecimento.


Achados globais apontam que a incidência desta alteração na deglutição está entre 2% e 16%. Em relação às principais taxas, destacam-se o aparecimento de 19% a 26% nos idosos, de 8% a 80% nos casos de AVC (dependendo da lesão e da gravidade), de 22% a 69% nas pessoas com necessidades de medicamentos devido a alterações cognitivas, de 30% a 75% naqueles que necessitam de intubação orotraqueal prolongada e de até 72% nas crianças com algum distúrbio neurológico.


Entre as principais complicações, estão a pneumonia aspirativa, causada pelo alimento no pulmão, o emagrecimento, a desnutrição e a desidratação.


“Quando causa sufocamento pela ingestão de um alimento sem a consistência adequada, pode levar a uma parada cardíaca e até mesmo à morte”, revela o responsável técnico-científico do Serviço de Fonoaudiologia do Hcor, José Ribamar do Nascimento Junior.


De acordo com o especialista, é muito comum pessoas com disfagia sem diagnóstico confirmado receberem uma prescrição de alimentação com consistência inadequada.


“Muitos dos pacientes necessitam de modificações no cardápio, como a adição de purês, alimentos macios e fáceis de mastigar, líquidos mais espessos, dentre outros, para evitar os episódios de engasgos constantes que podem agravar o quadro clínico e, assim, trazer grande desconforto e pior qualidade de vida”, explica.


Como agir em caso de engasgo?


“Chamada de Manobra de Desengasgo, anteriormente conhecida como Heimlich, a técnica consiste em expulsar a comida ou o objeto que está obstruindo a traqueia e bloqueando a passagem de ar para os pulmões”, esclarece o enfermeiro André Nicola, coordenador de Enfermagem da Educação Assistencial do Hcor. Esta situação é considerada uma emergência. Em casos graves, pode causar danos irreversíveis e ser até fatal.


Para fazer a manobra em adultos, é preciso se posicionar por trás da pessoa e envolver os braços ao redor do abdômen. Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago”. A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.


Em crianças, o procedimento é o mesmo, mas é preciso realizá-lo ajoelhado, para ficar próximo da altura da vítima. Os bebês, por sua vez, precisam ser colocados de barriga para baixo, sobre a perna do socorrista, com a boca meio aberta. Na sequência, devem ser feitas cinco compressões firmes nas costas.


É importante ressaltar que, caso a vítima esteja falando ou chorando, não se deve realizar a Manobra de Desengasgo, pois as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Além disso, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é fundamental para garantir o socorro e preservar a vida.


Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

O projeto de lei complementar (PLP) 233/2023, que cria um novo seguro obrigatório para donos…

08/05/2024

Empresários do Ceará visitam a ZPE e estudam investimento em Rio Branco

Uma comitiva de empresários de Fortaleza–CE, estiveram reunidos com o prefeito de Rio Branco, Tião…

08/05/2024

Em Cruzeiro do Sul, 10 dos 14 vereadores reafirmam apoio à reeleição de Zequinha

Em um encontro ocorrido nesta quarta-feira, 8, dos 14 vereadores de Cruzeiro do Sul, 10…

08/05/2024

Ministério Público apura possível improbidade de vereador em Capixaba

Uma motocicleta do poder legislativo municipal de Capixaba foi apreendida na última terça-feira, 7, após…

08/05/2024

Petecão vota a favor e Alan Rick contra retorno do DPVAT; Bittar não comparece

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) o novo seguro obrigatório para veículos, semelhante ao antigo…

08/05/2024

Expedição RedRider da Honda e Star Motors leva brasileiros ao Peru

Cerca de 12 motociclistas do Norte, Sul e Sudeste do Brasil chegaram na tarde desta…

08/05/2024