Menu

Operação “volta para casa” só será autorizada quando rio marcar 11 metros na Capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o nível do Rio Acre baixando 15 centímetros desde às 18 horas de ontem (6), os mais de 4 mil desabrigados que estão em escolas e no Parque de Exposições, além de milhares de desalojados que optaram em se abrigar na casa de parentes e amigos em Rio Branco, começam a “sonhar” com a volta para os seus lares.

No entanto, o momento ainda é muito delicado. Primeiro, porque a enchente não terminou. Pelo contrário, o atual nível é o quarto maior já registrado na história da capital acreana. O segundo fator é que há previsão de chuvas para os próximos dias, o que pode fazer com que o rio oscile e volte a subir um pouco.

Anúncio

O terceiro e mais importante motivo é a questão da segurança. A Defesa Civil da capital acreana afirma que só autorizará o retorno das famílias desabrigadas para suas residências quando houver uma margem segura.

“A cota de alerta (13,5m) não é nem de longe um nível seguro. Esperamos que o rio continue baixando o mais rápido possível, entendemos a vontade de todas as pessoas em retornar para seus lares, mas precisamos ter responsabilidade e só podemos pensar nisso a partir do momento em que o Rio Acre atingir a cota de pelo menos 11 metros”, diz Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.