Categories: Nacional Notícias

Inscrições para o Fies Social começam no dia 12 de março

Published by
Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou cronograma e demais procedimentos do processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 12 a 15 de março, no portal Acesso Único.


O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Em 2024, o Fies ofertará 112.168 vagas.


O edital detalha as novas regras para reserva de vagas, conforme determina o Fies Social, que beneficiará a população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.


Outra mudança destacada no edital é referente às escolhas dos cursos por parte dos candidatos. Ao se inscrever no Fies, o estudante poderá escolher até três opções de cursos.


Anteriormente, exigia-se que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições ou localidades, por exemplo. Agora, o candidato poderá escolher três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento.


Para definir os agrupamentos de cursos, o MEC realizou uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica. Assim, adotou como critério a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e alinhada com a Organização das Nações Unidas (ONU).


Além disso, o MEC criou regra para melhor distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Com isso, as vagas serão distribuídas do mais alto conceito de curso para o mais baixo, o que evitará a oferta para cursos ainda não avaliados.


Share
Published by
Agência Brasil

Recent Posts

Em greve, servidores da Ufac vão plantar árvores em combate à crise climática

Em greve há mais de 60 dias por recomposição salarial, recomposição do Orçamento das IFES…

14/05/2024

Acre decreta situação de emergência por casos de Síndrome Respiratória e lotação de UTI’s

O governo do Acre publicou na edição desta terça-feira, 14, do Diário Oficial decreto que…

14/05/2024

Sine oferece 95 vagas de emprego em Rio Branco nesta terça

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) oferece nesta terça-feira, 14, um total de…

14/05/2024

Acusado de roubar R$ 650 mil do Sicredi é preso com moto de luxo no Acre

A Polícia Civil prendeu Wendel Darley Fonseca do Nascimento, acusado de envolvimento no furto de…

14/05/2024

Homem é agredido a ripadas por criminosos na Capital

Jairo Oliveira da Rocha, de 53 anos, foi agredido a ripadas na noite dessa segunda-feira,…

14/05/2024

Casal é abordado por criminoso e ferido a tiros em Rio Branco

Vekeson Feitosa Dias, de 27 anos, e sua esposa, Erica Braga de Almeida, de 23…

14/05/2024