A Prefeitura de Rio Branco lançou nesta quarta-feira (06), em parceria com o 4º Batalhão de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro, a ação de Assistência Humanitária às famílias atingidas pela alagação, mas que ainda permanecem em suas casas. Ao todo, devem ser entregues 10.000 cestas básicas, 10.000 kits de limpeza e 10.000 fardos de água mineral.
“Tem muita gente que não pôde sair de sua casa com medo da criminalidade levar seus bens. Essas pessoas estão ilhadas e precisando de ajuda. Estamos com as equipes montadas e com a ajuda do Exército Brasileiro, vamos poder chegar para auxiliar essa população que está isolada nos bairros”, disse o prefeito Tião Bocalom.
Segundo a prefeitura de Rio Branco, as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Assistência e os militares farão o reconhecimento das áreas de entrega na manhã desta quarta-feira. Cada equipe de entrega será composta por 3 embarcações que farão cadastramento, escolta armada e entrega dos alimentos. Os primeiros bairros a serem beneficiados com a ação, são: Taquari, Cidade Nova, e Airton Sena.
Segundo a chefia do gabinete militar da Prefeitura, coronel Ezequiel Bino, a escolta armada da entrega dos itens deve assegurar a organização da ação e evitar saques, como no ano passado. “No ano passado tivemos um caminhão saqueado no Recanto dos Buritis, teve família que pegou mais de um sacolão e outras pessoas ficaram sem. Pra não acontecer isso, os militares do Exército farão essa segurança, garantindo a ordem das entregas sem aglomeração, pra que todo mundo que necessite receba o que precisa”, disse.