A notícia que milhares de moradores de Rio Branco esperavam aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7. Finalmente, o nível do Rio Acre apresentou retração. Nas últimas 12 horas, o manancial baixou dois centímetros e a cota no início da manhã de hoje é de 17,84m.
A vazante acontece 12 dias após o transbordamento que atinge mais de 70 mil pessoas e faz com que a capital acreana enfrente a segunda maior enchente de sua história.
Apesar da forte chuva desta manhã, a Defesa Civil prevê que o rio continue baixando, mesmo sendo de forma gradual.
“Claro que depende do volume de chuva, mas mesmo assim, acredito que vamos ter uma diminuição, mesmo lenta, já que há vazante na bacia inteira, menos em Assis Brasil, o que deve, neste momento, fazer pouca diferença para Rio Branco”, diz Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil.
Apesar de acreditar que o rio não volte mais ao patamar máximo de 17,86m que aconteceu nesta atual enchente, Falcão diz que o nível do rio pode ainda oscilar.
“O que pode acontecer é apresentar vazante, voltar a subir um pouco, o que é normal por conta do ritmo de chuvas neste mês de março, mas não deve chegar mais a cota máxima que alcançamos este ano”, explica.
Apesar do transbordo ter acontecido há cerca de doze dias, desde 17 de fevereiro que o Rio Acre apresenta aumento de seu nível na capital acreana.
Um estudo divulgado nesta semana pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre explora…
O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou um…
A história parece enredo de um filme, mas é a emoção da vida real. Há…
CGU constata sobrepreço de 728% em compra da Fundhacre Relatório da Controladoria Geral da União…
A cantora Roberta Miranda revelou que escondeu a própria sexualidade após fazer uma promessa para…
Malu Barbosa, amiga de Preta Gil, deu atualizações sobre o estado da cantora na manhã…