A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou um alerta epidemiológico sobre a doença meningocócica, entre elas a meningite, em Belém e Região Metropolitana. Segundo o documento, o sistema de informação da pasta detectou um aumento no registro de casos de doença no mês de janeiro de 2024, na região metropolitana I, que engloba Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Foram 9 casos confirmados em janeiro deste ano, enquanto que, no mesmo período do ano passado, não houve nenhum.
O alerta, a Sespa informa que “faz-se necessário que os profissionais de saúde estejam sensíveis à identificação precoce, notificação e investigação dos casos suspeitos da doença, tratamento e manejo adequado e oportuno dos casos”. “Profissional de saúde, da rede pública ou privada, em caso de atendimento de caso suspeito e/ou confirmado de DM, notificar imediatamente a vigilância epidemiológica municipal”, diz o texto.
De acordo com o alerta, foram notificados 13 casos suspeitos da doença, sendo 9 (69%) confirmados, e 4 estão aguardando confirmação laboratorial. “No mesmo período foram confirmados 2 óbitos residentes no município de Belém e Ananindeua e 2 estão aguardando resultado”, diz o texto. “Dos 9 casos confirmados, 4 (44%) casos foram do sorogrupo B e 05 casos aguardam confirmação do sorogrupo. Vale ressaltar que no mesmo período do ano passado, não houve registro de casos e óbitos confirmados de DM no estado do Pará”, informa a nota.
Jadson Pinheiro de Souza, de 26 anos, foi ferido com um golpe de faca na…
O Clube de Regatas Flamengo publicou em seu site na noite deste domingo (24) uma…
Confira no ac24horas os melhores momentos da torcida e do jogo amistoso entre o time…
Os fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, do ac24horas, capturaram neste domingo, 24, os momentos…
O governador do Acre, Gladson Cameli, e outras autoridades, fizeram o descerramento da placa do…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…