O município de Envira, no interior do Amazonas, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (4) em razão da cheia dos rios Tarauacá e Envira. Segundo a Defesa Civil municipal, o Rio Tarauacá está medindo 16,25 metros e a previsão é de que as águas continuem subindo nos próximos dias.
O estado do Acre enfrenta uma cheia histórica em 2024. Cerca de 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés. O problema também tem afetado municípios amazonenses, como Envira e Boca do Acre, que ficam na fronteira com o estado vizinho.
O ecretário da Defesa Civil, Ismael Dutra, disse que quase toda a zona rural do município já foi atingida pelo fenômeno. O órgão teme que, neste ano, o rio alcance a marca da cheia recorde, registrada em 2021, quando as águas que banham a cidade atingiram pouco mais de 17 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil do município, 90% de toda a nossa zona rural, que fica no Rio Tarauacá Alto e no Rio Envira Alto, já foi afetada. Todas as aldeias indígenas que ficam no Rio Tarauacá Alto também já foram atingidas pela enchente. Nesse sentido, o prefeito em exercício do município, Lira Castro, decretou situação de emergência na cidade”, explicou o chefe da Defesa Civil.
Em 2024, muitos profissionais da televisão passaram sufoco em programas e telejornais ao vivo. Situações…
Após passar o Natal internado na UTI, Tiago Toguro já foi transferido para o quarto…
O caso do acreano estudante de medicina no Paraguai, Vinícius Lima Guimarães, vítima de acidente…
Preta Gil segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São…
O nível do Igarapé São Francisco apresentou um aumento significativo de 1,45 metros nas últimas…
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) assinou um termo de adesão para o Repasse…