Com o Rio Juruá se aproximando dos 14 metros, com 13,85, as 6 horas da manhã desta terça-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, 14 famílias já tiveram que sair de casa e estão abrigadas em 2 escolas municipais. Na Escola Corazita Negreiros estão 9 famílias e na Thaumaturgo de Azevedo são 5. Recebem alimentação e acompanhamento social da prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Nesta segunda-feira, 4,o prefeito Zequinha Lima esteve na Escola Corazita Negreiros, almoçou com as famílias e avaliou a qualidade da refeição oferecida no local. ” Vim aqui almoçar com eles até para verificar a qualidade da refeição oferecida. Almocei aqui um bife com feijão, arroz, macarrão, farofa e salada. Estamos de prontidão para atender às necessidades de retirada e acolhida das famílias”, citou o gestor, que nesta terça-feira, 5, vai ao abrigo da Escola Thaumaturgo de Azevedo. Outras 4 unidades de ensino também poderão abrigar as pessoas, em caso de necessidade.
O número de bairros alcançados pela alagação segue sendo 12, já as comunidades rurais, passaram de 9 para 12. Há perda principalmente de roçados de mandioca.
Cheia histórica
Em fevereiro de 2021, Cruzeiro do Sul viveu a maior cheia do Rio Juruá, que alcançou direta e indiretamente mais de 28 mil famílias. Vinte e três abrigos públicos chegaram a ser usados.