Após as fortes chuvas registradas nos municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, região sudeste do Pará, o governo do Estado anunciou uma força-tarefa para auxiliar as comunidades afetadas. Famílias estão desabrigadas e desalojadas nas duas cidades paraenses por causa da chuva e cheia de rios.
No município de Ipixuna do Pará, a Defesa Civil aponta que seja uma estimativa inicial de 1.600 famílias atingidas, sendo 62 delas desabrigadas e outras 26 desalojadas. A cidade decretou situação de emergência.
Segundo a Defesa Civil Estadual, Paragominas teve oito bairros atingidos por alagamentos, na zona urbana, e 5 áreas afetadas na zona rural. Um total de 27 famílias estão desabrigadas e 50 desalojadas. Na região, três abrigos estão sendo disponibilizados pela prefeitura.
A chuva provocou erosão na cabeceira da ponte sobre o rio Pacuí, que corta a rodovia, no trecho do km 224, próximo a Ipixuna do Pará.
Outra ponte afetada foi a que fica sobre rio Potiritá, na zona rural de Paragominas. O município criou um comitê de crise.
A área de lazer de uma escola ficou completamente alagada. O aguaceiro também invadiu o um clube de eventos.