A Polícia Federal informou que prendeu 22 pessoas na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O grupo seguia para garimpos ilegais no território. Com eles, foi apreendida uma arma de fogo.
A prisão dos invasores ocorreu durante ação conjunta da PF com a Força Nacional e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Eles foram presos na região de Palimiú, área usada para acessar o território via rio Uraricoera.
“Os suspeitos seguiam em direção a um garimpo ilegal e se utilizavam de embarcações para este deslocamento. Contudo, as embarcações foram interceptadas e, por ocasião da abordagem, os agentes de segurança encontraram uma arma de fogo”, informou a PF.
Os barcos também transportavam grande carga de mantimentos e combustível que seriam utilizados para dar suporte à atividade a garimpos ilegais.
Depois de preso, o grupo foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal em Boa Vista. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e ocupação de terras da União, em razão da invasão ilegal à Terra Indígena Yanomami.