Menu

Vereadores fiscalizam Parque de Exposições e ouvem desabrigados

Foto: cedida/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, 28, uma fiscalização às pessoas abrigadas no Parque de Exposições, na região do Segundo Distrito, que já acomoda mais de 160 famílias atingidas pela cheia do Rio Acre e igarapés.

Ao presenciar inúmeras reclamações dos desabrigados presentes no Parque de Exposições, o presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Neném (PSB), disse que o parlamento está empenhado em fiscalizar as ações da gestão municipal, além de contribuir com a melhora das pessoas presentes no parque.

Anúncio

Foto: cedida/reprodução

“Estamos aqui empenhados, uma comissão para acompanhar as famílias, as pessoas estão desabrigadas aqui e agora vamos ver o que vai acontecer, isso é muito preocupante, as famílias têm que ter uma atenção, porque existe dinheiro, recursos para prestar assistência às famílias”, declarou.

Ao ter os móveis afetados por uma chuva na terça-feira, 27, a moradora Isabel Correia, pediu ajuda do legislativo para auxiliar junto à prefeitura. Com isso, o vereador Fábio Araújo (PDT), mencionou que a gestão ainda tem guardado colchões adquiridos ainda no ano de 2023. “Considerando que recentemente nós fizemos uma vistoria lá no galpão do recomeço e tem muito colchão, porque esses colchão não estão aqui? Mas servia a população de Rio Branco O que a prefeitura fez com esses móveis que já deveriam ter entregue, já que não entregou, agora é o momento de atender essas pessoas, essa população que está passando por necessidade e que não tem sequer onde dormir aqui dentro”, ressaltou.

Foto: cedida/reprodução

Ao ouvir o relato de uma moradora do bairro Taquari, Camila Souza, que reclamou da falta de assistência do poder público, a vereadora Lene Petecão (PSD), disse que é preciso averiguar os casos e buscar melhorias com a prefeitura. “Toda a situação é meio complicada, eu desde sábado que eu tô andando no parque de exposição e tenho identificado algumas situações que a gente precisa rever com a secretaria, sei que que algumas pessoas estão criticando, mas é muito trabalho e o próprio Ministério Público falou que está uma boa organização. Nós estamos aqui justamente para unir a força da Câmara, que é um poder, paralelo à prefeitura para a gente dar os encaminhamentos necessários. Gente, é uma calamidade pública. Certamente, se tem algo que não está como as famílias gostariam de está”, comentou.

Foto: cedida/reprodução

O que diz o prefeito

O prefeito Tião Bocalom (PP), presente no Parque de Exposições contou que a função da prefeitura está sendo feita, haja vista a subida repentina do Rio Acre. Segundo ele, devem ficar pronto mais de 200 boxes destinados às famílias ainda na noite de hoje. “Eu penso que em função do que o Rio subiu muito rapidamente, como nunca tinha acontecido, então claro que criou uma demanda maior na função de boxes, mas hoje mesmo a gente está com uma quantidade grande de funcionários e trabalhadores que vão deixar os boxe todos prontos hoje até lá pela meia-noite a gente apronta mais de 200 boxe e resolve a princípio essa questão”, explicou.

Foto: cedida/reprodução

Acerca da reclamação de roubos e atraso na alimentação feitas por outros insatisfeitos no local, Bocalom revelou que a situação é de guerra. “Nós estamos em clima de guerra. E o clima de guerra, essa questão de ter roubado o celular, o que a gente pode fazer? Não tem jeito pra ficar cuidando pra ver quem roubou, não. A questão ai foi uma pessoa que reclamou de um furto de um celular. A comida é quentinha, feita aqui na hora. Então, acho que ajusta as coisas.

Marcaram presença na comitiva, os vereadores Francisco Piaba (União Brasil), Ismael Machado,(PSDB), Antônio Moraes (PSB), Joaquim Florêncio (PDT) e demais autoridades públicas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.