O número de desabrigados pelas enchentes em nove municípios do estado já é de 5.578 pessoas. Somando o número de desalojados, o quantitativo é de mais de 11 mil pessoas.
Diante do cenário de cheia nas cidades acreanas, o governador do Acre, Gladson Cameli, publicou no domingo, 25, o documento que decreta estado de emergência em 17 dos 22 municípios acreanos em decorrência das inundações causadas pela elevação dos níveis dos rios e também igarapés. Ainda na noite de ontem, o estado de emergência foi reconhecido pelo governo federal.
A situação mais é no Jordão, município de difícil acesso, de pouco mais de 9 mil habitantes e que teve 80% da população atingida pelas águas do Rio Tarauacá.
O governo publicou um boletim com dados dos municípios onde existem pessoas desobrigadas. No entanto, em alguns locais como Rio Branco, por exemplo, os números e já são maiores do que os divulgados. Na capital acreana, são 200 famílias em abrigos, totalizando 650 pessoas.
Veja abaixo números dos outros municípios:
Plácido de Castro
Pessoas desabrigadas: 22
Pessoas desalojadas: 200
Nº de bairros atingidos: 13
Abrigos: 2
Xapuri
Pessoas desabrigadas: 43
Pessoas desalojadas: 77
Nº de bairros atingidos: 5
Abrigos: 1
Tarauacá
Pessoas desabrigadas: 77
Pessoas desalojadas: 0
Nº de bairros atingidos: 5
Abrigos: 1
Assis Brasil
Pessoas desabrigadas: 340
Pessoas desalojadas: 125
Nº de bairros atingidos: 4
Abrigos: 4
Jordão
Pessoas desabrigadas: 1.706
Pessoas desalojadas: 2.061
Nº de bairros atingidos: 4
Abrigos: 7
Epitaciolândia
Pessoas desabrigadas: 1.010
Pessoas desalojadas: 750
Nº de bairros atingidos: 3
Abrigos: 8
Santa Rosa do Purus
Pessoas desabrigadas: 359
Pessoas desalojadas: 960
Nº de bairros atingidos: 1
Abrigos: 3
Brasileia
Pessoas desabrigadas: 1.540
Pessoas desalojadas: 1.256
Nº de bairros atingidos: 8
Abrigos: 10
Em caso de emergência, ligue 193
Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), por meio do 193.
Para os próximos dias
A previsão é que as chuvas continuem sendo intensas na região. De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o fluxo do vento em altos níveis da atmosfera associado a Alta da Bolívia segue favorecendo a organização de nuvens carregadas sobre o sul da Amazônia.
No Acre, a segunda-feira, 26, será de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia nas regiões da capital, dos Vales do Purus e Acre e no leste do estado. Nas demais regiões do estado, o dia será de sol entre muitas nuvens, mormaço e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. Há possibilidade de grandes acumulados de chuva em todas as regiões do estado.
Todos os dados são concentrados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), onde funciona a sala de situações e monitoramento ambiental.