O rio Acre atingiu a cota de alerta em Rio Branco, alcançando a marca de 13,50m, de acordo com a medição da Defesa Civil Municipal às 9h desta sexta-feira, 23, e deve transbordar nas próximas horas. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, que coordena o órgão de defesa, a situação deve se agravar, inclusive nos igarapés.
“O cenário hidrológico de Rio Branco se agravou bastante nas últimas horas, tanto com a subida do rio Acre quanto dos igarapés. Estamos sofrendo com a influência do aumento das águas de todos os municípios acima e lá ainda está enchendo, inclusive no Peru. Então não há nada o que possa ser feito a não ser estar à disposição da população, que já está sendo retirada dos locais de risco”, disse o tenente-coronel Cláudio Falcão.
Ainda segundo Falcão, em comparação com a grande cheia do ano anterior, a expectativa atual é de que o transbordamento do rio Acre pode chegar a 60% do nível de março de 2023, mas não há como descartar um maior agravamento em razão das fortes chuvas que ainda caem no Peru, onde nasce o rio Acre. “Naquela região, nas últimas 48 horas choveu 196mm, então tem muita chuva e vamos receber todos esses impactos”, afirmou.
Até o fechamento dessa matéria, 23 famílias moradoras de áreas de risco já foram desabrigadas ou solicitaram a mudança.
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…
O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…
O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 22, é de 11,43…