Menu

MP-AM abre inquérito para apurar hospital sem licença em Manaus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O MP-AM (Ministério Público do Amazonas) abriu inquérito civil para investigar o grupo Hapvida por manter em funcionamento, sem licença sanitária, o Hospital Pediátrico Rio Solimões, na zona sul de Manaus. A unidade foi inaugurada em outubro do ano passado, mas, segundo a Prefeitura de Manaus, o licenciamento só foi solicitado em janeiro deste ano.
No dia 15 deste mês, ao instaurar o inquérito, o promotor de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz pediu ao NAT (Núcleo de Apoio Técnico), o órgão especializado em áreas de conhecimento não jurídico, um relatório técnico com as “inconformidades” que precisam ser sanadas para que o hospital obtenha licença sanitária necessária.

De acordo com a Visa Manaus (Diretoria de Vigilância Sanitária), órgão vinculado à Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), o Hospital Rio Solimões está em processo de regularização, iniciado em julho de 2023. O licenciamento sanitário, que é uma das etapas, foi solicitado apenas em janeiro deste ano depois que os trâmites anteriores foram cumpridos.

Anúncio

O hospital ainda passará por inspeção para emissão da licença. “O licenciamento de atividade hospitalar é complexo, e mobiliza uma equipe multidisciplinar da Visa Manaus para verificar as condições sanitárias do referido Hospital para promover as orientações necessárias, de modo a garantir a plena adequação do estabelecimento às normas sanitárias”, informou a Visa Manaus.
Ainda de acordo com a Visa Manaus, o prazo mínimo para a conclusão do processo de inspeção é de 30 dias. “Se forem constatadas irregularidades, elas serão apuradas por meio de Processo Administrativo Sanitário, de modo a produzir as correções que se fizerem necessárias”, informou a Diretoria de Vigilância Sanitária.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.