Menu

TJAM decide que igrejas devem ter licença ambiental para funcionar, em Manaus

Foto: (Google/Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A maioria dos desembargadores do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) votou, nesta terça-feira (20), para anular a Lei Municipal nº 2.754, de 29 de junho de 2021 que dispensa as igrejas do licenciamento ambiental para funcionamento em Manaus e de pagar multas em caso de infrações.

A decisão atende Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que aponta que a lei municipal nº 2.754/2021 viola os artigos 3º, caput, e 229, caput, da Constituição do Estado do Amazonas, e os artigos 5º, caput, e 30, II, caput da Constituição Federal, caracterizando inconstitucionalidade material e formal.

Anúncio

Conforme o MP, excluir os templos do rol de atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, fragiliza o sistema de proteção ambiental e estabelecendo tratamento diferenciado entre setores sociais.

Apesar de o tribunal ter formado maioria para invalidar a norma, o julgamento foi suspenso após pedido de vista da desembargadora Onilza Abreu Gerth. A desembargadora disse que estava de férias e que não teve tempo de analisar o caso.
O julgamento será retomado na próxima terça-feira (27).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.